Blog do Prisco
Notícias Últimas

Debate presidencial no SBT não muda panorama eleitoral

Bolsonaro se sai bem apesar de ataques e Ciro é o melhor no debate do SBT

Por óbvio, o presidente Jair Bolsonaro e candidato à reeleição, foi o maior alvo dos adversários durante o debate dos presidenciáveis no sábado à noite. Foi transmitido por um pool de empresas de comunicação liderados pelo SBT.

Houve um festival de pedidos de direito de resposta, sobretudo pelo chefe da nação, acossado por todos os lados, menos pela novidade que atende pelo nome de Padre Kelmon, o candidato do PTB à presidência.
Padre que aliás, não fosse seu apoio escancarado ao presidente, chamou a atenção do distinto público. E deu uma resposta emblemática a uma jornalista que o questionou sobre a Lei da Ficha Limpa, que impediu Roberto Jefferson de concorrer, abrindo espaço a ele.
“Deveria valer para todos,” disparou o padre, numa referência direta ao ex-presidiário Lula da Silva.

Ao seu estilo, sem mais delongas e mimimis, Jair Bolsonaro rebateu todos os ataques com argumentos e dados. E teve direito de resposta para contrapor acusações levianas como a de que seria corrupto e estaria num governo corrupto.

As duas senadoras, Simone e Soraya, se apresentam bem, falam bem, foram firmes. Mas parece que apesar disso, o fenômeno de que mulher não vota em mulher neste país permanece. Elas parecem, apesar de estarem se apresentando bem, que não encantam o público.

Ciro Gomes é de longe o mais inteligente e preparado. Quando não se exalta, externa toda sua capacidade de formulação e de raciocínio. Mas como já teve inúmeros rompantes de destempero e está na quarta eleição presidencial, acaba não sendo levado muito a sério.

A fim e ao cabo, as candidaturas de Ciro, Simone e Soraya acabam favorecendo Jair Bolsonaro. O raciocínio é simples: a esquerda decente, programática tem a opção de Ciro ou Simone. E as mulheres que podem estar chateadas com o jeitão do presidente, têm as opções de Simone e Soraya.