Candidato quer implementar governança inclusiva no estado
O candidato ao governo de Santa Catarina pela Frente Democrática (PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade), Décio Lima, defendeu nesta segunda-feira (10) a adoção de uma política ampla de inclusão para a comunidade surda de Santa Catarina.
Durante audiência da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais (Febrapils), na qual assinou uma carta de compromisso com as propostas da entidade, Décio afirmou que é preciso aumentar a representatividade da comunidade no governo estadual.
“Quem tem que governar os problemas são aqueles que têm. Quem tem que comandar essa política não são os falantes, mas aqueles que entendem a dificuldade para poder trazer as melhores soluções”, disse Décio, que esteve acompanhado da candidata a vice na chapa, Bia Vargas.
“Não darei um passo nessa área se não for com vocês. Se a vida me honrar com o governo de Santa Catarina, construiremos juntos uma política de estado para vocês”, completou Décio.
Propostas
Entre as propostas defendidas pela entidade, estão a implantação de uma política de educação bilíngue para surdos, atendendo às particularidades de crianças, jovens e adultos nos ensino básico e superior; programa de formação de professores que lidarão com estudantes surdos; promover a oferta de educação bilíngue, em libras como primeira língua e escrita portuguesa em segunda língua, em escolas e classes bilíngues e inclusivas.