Manchete

Décio Lima firma compromisso com políticas sustentáveis em SC

Frente Democrática recebeu demandas durante conferência sobre meio-ambiente

Os candidatos da Frente Democrática (PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade) em Santa Catarina assinaram documento no qual se comprometem a fortalecer as políticas ambientais no estado – incluindo a preservação dos povos nativos e a adoção de medidas sustentáveis para o desenvolvimento econômico. O senador Dário Berger esteve representado pelo suplente Guaraci Fagundes.

A coligação firmou o compromisso durante a I Conferência do Meio Ambiente e Democracia de Santa Catarina, realização que foi classificada como um “marco para Santa Catarina” pelo candidato ao governo pela coligação, Décio Lima. O evento aconteceu no Dia da Amazônia.

“Precisamos absolutamente firmes em não transigir em nada que seja destrutivo à vida das pessoas, à nossa comunidade nativa. Não vamos nos desviar do compromisso em defender nosso meio ambiente e construir uma sociedade sustentável”, disse Décio ao discursar no evento.

Décio criticou ainda retrocessos na área ambiental durante o governo de Jair Bolsonaro, a exemplo do recorde de desmatamento na Amazônia, e defendeu que é preciso adotar uma política de estado em Santa Catarina em relação ao desenvolvimento sustentável.

Segurança alimentar
Já a candidata a vice pela Frente Democrática, Bia Vargas, reforçou ainda a necessidade de incentivar a produção rural em Santa Catarina por meio da agricultura familiar – o que garantiria mais sustentabilidade na agricultura do estado.

“Temos que ter um projeto ambiental que promova uma agricultura inteligente e sustentável, que tenha na agricultura familiar o combate à insegurança alimentar”, disse Bia.

“Minha presença na chapa é a garantia que esses perfis que represento sejam representados no Executivo. Vamos cobrar do governo federal o reconhecimento de nossos povos nativos, que são grandes aliados da preservação no Brasil”, completou.

Carta de servidores
As demandas foram feitas por meio de uma carta entregue por servidores da Associação dos Servidores Federais do Ibama/ICMBio (Asibama-SC), da Associação dos Servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (Assima) e da Associação de Servidores de Urbanismo e Meio Ambiente de Florianópolis (Asuma).

Na carta, os servidores pedem, sobretudo, o fortalecimento dos órgãos de fiscalização do meio ambiente, como Ibama e ICMBio, e maior participação popular na formulação da legislação ambiental e da gestão pública.

Sair da versão mobile