Dia de muita movimentação política em Santa Catarina, até considerando a deflagração da janela das convenções homologatórias. Vejam só, nesta segunda-feira foi dia em que Jorginho Mello bateu o martelo na indicação da vereadora Maryanne Mattos para compor de vice de Topázio Silveira Neto na capital.
Resposta de Antídio
Nesse mesmo dia, o governador recebeu a resposta do deputado estadual Antídio Lunelli, ele que havia, na semana passada, sido convidado para assumir a Secretaria da Agricultura. Antídio Lunelli ponderou que tem compromissos ainda com a região de Jaraguá do Sul, especialmente a cidade na qual ele se elegeu e foi reeleito, e agora empenhado na eleição do seu sucessor Jair Franzner. Mas não só isso, Antídio Lunelli hoje é um nome estadualizado do MDB e uma das principais lideranças, juntamente com o presidente da Assembleia Mauro de Nadal e o deputado federal, presidente estadual licenciado Carlos Chiodini. E Antídio tem que correr o Estado ao longo do processo eleitoral.
Campanha de Chiodini
Também nesta segunda-feira foi possível observar a movimentação de vários pré-candidatos às prefeituras. Falamos agora de Chiodini, sim, ele mergulha de cabeça nas eleições em Itajaí.
Fantasma
Tem aí dois meses pela frente para tentar afastar o fantasma que haverá de ser explorado por seus adversários, que é um forasteiro que saiu de Jaraguá do Sul para ser candidato em Itajaí. Ele que é do mesmo partido do prefeito reeleito, completando oito anos de gestão: Volnei Morastoni. Mas nos dois primeiros vídeos gravados ele se apresenta como alguém que veio mudar a face, o perfil, a realidade de Itajaí.
Contraponto
Carlos Chiodini procura se desvincular de Morastoni que enfrenta um brutal desgaste. Naturalmente que isso vai merecer um contraponto dos dois principais candidatos, Robson Coelho do PL e Osmar Teixeira do PSD.
Cenário em Floripa
Aqui em Florianópolis há muita agitação política também, no contexto eleitoral. Topázio Silveira Neto gravou um vídeo falando das eleições e deixando muito claro o tom que vai adotar na campanha. Vai ignorar olimpicamente os ataques e as críticas do seu antecessor, de quem foi vice, Gean Loureiro. Topázio assumiu quando Gean concorreu ao Estado em 2022. Ele não pretende entrar em dividida e muito menos polarização.