DEM ganha musculatura
Depois do suplente de deputado estadual, delegado Ulisses Gabriel, o DEM-SC ganhou mais dois filiados que lhe dão nova musculatura. Os prefeitos de Chapecó, uma das cidades mais importantes do Sul do país, Luciano Buligon; e de Bombinhas, Paulo Muller.
Os ato de filiação foi em Brasília, ontem, com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do presidente nacional do partido e prefeito de Salvador, ACM Neto.
Dirigente estadual do partido, João Paulo Kleinübing, também abonou as fichas. Até segunda ordem, ele permanece na proa do partido, mas é evidente que Buligon, pelo peso político que ganhou, vai ter grande influência para fortalecer o DEM no estado já com vistas às eleições de 2020.
Dia 27 de Julho o Democratas realiza sua convenção Estadual, e no segundo semestre realizará um congresso com seus filiados para discutir os rumos em Santa Catarina.
Ligação
Paulo Muller, prefeito de Bombinhas, é ligado à deputada Paulinha, ex-prefeita do município e hoje filiada PDT.
Afastamento
O Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou uma operação, esta semana, que resultou na prisão de cinco pessoas, sob a acusação de corrupção. Houve reflexos também entre os deputados. O filho de Maurício Eskudlark, do PR, Rodrigo Eskudlark, foi afastado da direção do Instituto do Meio Ambiente (IMA), regional de São Miguel do Oeste, uma das bases do parlmentar.
Ribalta
O deputado federal catarinense Rogério Peninha Mendonça foi um dos destaques do ato em que o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que regulamenta o uso de armas e munições em clubes de caça e tiro. Peninha levanta a bandeira da revogação do estatuto do desarmamento há muitos anos. O emedebista de SC passou praticamente o tempo todo ao lado de Bolsonaro. E foi citado durante o discurso do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
Cavalo encilhado
O catarinense é amigo de Jair Bolsonaro há anos. Cumpriram vários mandatos de deputado federal juntos, atuando em sintonia em temas polêmicos. Peninha, aliás, foi um dos que perdeu a chance de assumir o PSL de SC no ano passado e encaminhar uma eleição majoritária surfando o tsunami Bolsonaro de 2018.
Respaldo
Ganhou apoio imediato do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol) o projeto de lei que autoriza o estado a ceder o uso de armas de fogo aos servidores das carreiras da segurança mesmo após a aposentadoria.
Patrimônio mantido
A proposta é de autoria do deputado Felipe Estevão. Ele explica que o governo não fará doações ou perderá patrimônio público. É uma cessão de uso com tempo de validade. Depois da morte do agente de segurança, os herdeiros terão que devolver o equipamento.
Contra
A Executiva Estadual do PT de Santa Catarina reuniu-se, esta semana, para organizar uma agenda de encontros regionais do partido visando as eleições internas e o pleito municipal de 2020.
A pauta central, contudo, foi definir e encaminhar o apoio as mobilizações contra a proposta de cortes nos investimentos na educação pública e a PEC que tramita no Congresso Nacional.