No evento do DEM em Brasília, nesta quinta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (foto de capa), será lançado pré-candidato da legenda à sucessão de Michel Temer. É neste embalo que o catarinense João Paulo Kleinübing (foto interna), deputado federal, será apresentado como o nome da legenda para a disputa ao governo de Santa Catarina.
Maia tenta se apresentar como uma novidade no cenário nacional, defendendo ideias liberais na seara econômica, como enxugamento do Estado e menos intervencionismo estatal. Por outro lado, o deputado carioca vem pregando forte atuação governista na área social. Seria um modelo híbrido, tentando fugir dos radicalismos à direita e à esquerda. E com críticas a Michel Temer, que ainda alimenta alguma esperança de se candidatar.
Agora, Maia se apresentar como “novo” é complicado. Ele é filho de César Maia, político enrolado até o gogó em várias situações ilícitas, e ele mesmo é investigado na Lava Jato. A conferir os desdobramentos.
Já João Paulo Kleinübing perdeu espaço no PSD, mas alimenta o sonho de estar numa composição majoritária, seguindo os passos do pai, Vilson Kleinübing, que foi senador e governador de Santa Catarina. Pelo PFL, que depois deu origem ao DEM e ao próprio PSD, de onde JPK está saindo.