Coluna do dia

Dentro do script

Como já previsto, o Tribunal Especial formado para analisar o impeachment de Moisés da Silva não aceitou a tese da relatoria e manteve o governador no cargo. Ele estava afastado e deve retornar às funções até segunda-feira.

O placar foi de seis a três contra a cassação. Emblemáticas as mudanças de voto dos deputados Láercio Schuster (PSB) e Maurício Eskudlark (PL). Bem como a abstenção de Luiz Fernando Vampiro (MDB).

A conferir os desdobramentos e o tamanho da participação da Alesc no governo Moisés 2. Daniela Reinehr, que governou SC por praticamente um mês, volta à condição de vice-governadora.

O papelão do dia coube novamente ao deputado Kennedy Nunes, relator do processo e um dos mais ferrenhos oposicionistas do governador.

Pregando no deserto

Ele tentou pedir vistas ao processo. Não teve sucesso e foi voz isolada, obviamente. Os deputados e desembargadores tiveram todo o tempo do mundo para analisar os autos. As decisões do Tribunal de Justiça, considerando legal o aumento salarial aos procuradores do Estado; e o ato da governadora interina, anulando o pagamento, não interferem no mérito do processo, ligado a uma decisão de Moisés de 2019. Pretérita, portanto.

Capítulo à parte

Todo parlamentar tem a prerrogativa de ser oposição, apoiar um governo ou ainda declara-se independente do Executivo. Muito bem. Agora o deputado Kennedy Nunes extrapola a condição de oposicionista. Vem se portando como um ator, dado a factoides, tiradas, mas sem a seriedade necessária para o cargo ao qual foi eleito.

Enquanto isso

O terceiro trimestre de 2020 continua positivo para o emprego em Santa Catarina. O percentual de população catarinense desempregada caiu de 6,9% para 6,6% em relação ao trimestre anterior, menos da metade da nacional, que é de 14,6%, resultado que fortalece a posição do Estado com o menor índice do Brasil. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, divulgados nesta sexta-feira.

Sociedade exige soluções

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) enviou ofício ao secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, defendendo revisão da redação das normas que atualmente limitam a ocupação no segmento hoteleiro no estado. O documento, encaminhado nesta sexta-feira foi assinado pelos presidentes da FIESC, FAESC, Fecomércio, Fetrancesc, FCDL, FACISC, Fampesc e pelo superintendente do Sebrae-SC, que afirmaram não entender a demora no encaminhamento da questão, pauta de reiteradas manifestações do setor.

Navegantes

O senador Jorginho Mello (PL), junto com o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Daniel Freitas (PSL), articulou uma reunião com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, para tratar do edital de licitação do Aeroporto de Navegantes. Jorginho e Daniel estiveram no gabinete do ministro na manhã desta quinta-feira para acertar os detalhes da reunião. Ela ficou marcada para o próximo dia 9 de dezembro, em Brasília. Do encontro, devem participar representantes da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), do TCU (Tribunal de Contas da União), da PGE (Procuradoria Geral do Estado) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura.

 

 

 

Sair da versão mobile