Na última sexta (16), o deputado estadual Nilso Berlanda (PL) visitou São Cristóvão do Sul, na região de Curitibanos, para comparecer à solenidade de formatura de 14 detentos da unidade que realizavam curso de operador de máquinas de costura.
Berlanda, dono da rede de lojas Berlanda, possui uma fábrica instalada dentro da penitenciária, a Berflex, que emprega detentos e na qual os formandos agora estão aptos a trabalhar, produzindo colchões, sofás e estofados.
A Berflex usa a mão de obra dos detentos como parte de um projeto de ressocialização de Berlanda, um trabalho que iniciou em 2009. O processo de ressocialização começa com o aprendizado de uma profissão dentro da penitenciária; em seguida, o detento passa a trabalhar, receber um salário e ocupar seu tempo com o ofício.
Durante o ato, Berlanda cumprimentou os 14 formandos e fez uso da palavra para parabenizá-los. “[A ressocialização] é o assunto que eu mais falo em Santa Catarina. É um assunto que me empolga diariamente e que me faz viver melhor. Parabéns mais uma vez; enquanto eu viver, eu vou ajudar vocês.”
O projeto de Berlanda é destaque nacional nos esforços de ressocialização de presos, aparecendo no Jornal Nacional em 2022, recebendo o Prêmio Innovare em 2019 e concorrendo novamente este ano, além de ter sido agraciado com o Selo Resgata, entregue pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen) a empresas que empregam pessoas em privação de liberdade.