O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) confirmou nesta terça-feira última (4), durante a abertura oficial do ano legislativo na Alesc , o deputado Ivan Naatz (PL) como o novo líder do governo no parlamento catarinense.
Ao agradecer o convite de Jorginho Mello, o deputado disse que está assumindo este compromisso com a seriedade e a dedicação que a função exige. “Estamos ciente dos desafios que temos pela frente, mas também motivado pela certeza de que, juntos, podemos alcançar resultados significativos”, afirmou.
Esta não é a primeira vez que Naatz ocupa a liderança do governo. Em setembro de 2023, ele esteve à frente da defesa do Executivo na Assembleia, durante uma licença médica do deputado Carlos Humberto (PL), então líder até o final do ano passado.
Entre os primeiros desafios de Ivan Naatz na liderança, estarão os projetos de lei do governo que envolvem um aumento de 21,5% para as carreiras que compõem as forças da Segurança Pública, e sob o qual ainda não há um consenso das lideranças destes servidores ; e a proposta de regionalização do saneamento que pretende criar grupos de municípios visando concessões para obter investimentos e alcançar metas de cobertura de água e esgoto previstos no Marco Legal do Saneamento, aprovado em 2020.
Este projeto chegou a iniciar tramitação no ano passado , mas foi adiado agora para 2025 em função de encontrado algumas resistências entre as entidades representativas dos municípios .O argumento é de que ela poderia ferir a autonomia dos municípios de decidir individualmente sobre a gestão dos serviços de saneamento — uma atribuição municipal de acordo com a Constituição. “O importante é ampliar o debate democrático como a Alesc sempre tem feito na busca de alternativas de consenso”, antecipa Naatz .