O presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, deputado estadual Antídio Lunelli, lançou nessa segunda-feira uma plataforma que acompanha os dados envolvendo as obras e os investimentos realizados nas rodovias estaduais de Santa Catarina. No gabinete do parlamentar, quatro televisores mostram quantos contratos estão em aberto, quais estão em andamento, os que estão prestes a iniciar, os paralisados, os atrasados e os dados da empresa responsável por cada serviço. Também é possível saber os valores investidos, os contratos aditivados, e tudo com a possibilidade de se filtrar por região.
“As rodovias são o grande gargalo da nossa infraestrutura, é o modal que exige mais recursos, mais manutenção e novas obras. O Monitora foi desenvolvido para auxiliar no acompanhamento dos trabalhos, fornecendo informações de maneira rápida. Vamos fiscalizar, ver o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, cobrar agilidade e entrega para a população”, disse o parlamentar ao apresentar a ferramenta.
O painel foi desenvolvido pela equipe de gabinete do deputado, com auxílio de uma empresa de TI. A plataforma de BI utiliza dados extraídos diariamente do SICOP (Sistema de Controle de Obras Públicas), utilizando a plataforma Qlik Cloud, líder mundial do segmento Data Analytics.
Tecnologia na gestão pública e transparência
O Monitora SC se assemelha à Sala de Inteligência e Gestão, criada por Lunelli quando ele ainda era prefeito de Jaraguá do Sul. “Quando cheguei na Prefeitura, senti a dificuldade de conseguir informações confiáveis e rápidas, aí chamamos uma equipe de TI e desenvolvemos o painel. Com ele, passamos a ter dados em tempo real de tudo. Conseguíamos saber se o professor estava na sala de aula, até os detalhes de cada real investido pelo Município. E é esse modelo que precisamos ter na gestão pública”, defende Lunelli.
A iniciativa virou modelo nacional do quanto a tecnologia pode contribuir com a administração pública no atendimento à população. Outra iniciativa que inspirou o Monitora SC foi o Centro de Inteligência da Fiesc.
“Santa Catarina tem diversos exemplos de como a inovação pode contribuir para a simplificação do setor público e uma melhor gestão dos recursos. Temos conhecimento e ferramentas, precisamos colocar em prática. O poder público está ainda no século passado”, diz o deputado.
foto>Assessoria, divulgação