O Coordenador Regional do PL no Vale do Itajaí, deputado estadual Ivan Naatz considerou como meta atingida, a proposta inicial do comando estadual do partido de alcançar de 80 a 100 prefeituras nestas eleições municipais ao confirmar 90 prefeitos eleitos em Santa Catarina. Também no Vale foi consolidado o crescimento com a vitória das candidaturas liberais em cidades importantes como Blumenau, Gaspar, Pomerode, Rio do Sul, Indaial e Apíuna, entre outras. O PL também elegeu 50 vice-prefeitos, em chapas com o MDB, PP e PSD.
“Este crescimento é reflexo de uma boa articulação política do governador Jorginho Mello, aliado a um planejamento coletivo junto com as lideranças regionais nestes últimos dois anos identificando potenciais candidaturas e partidos aliados”, observa Naatz . O deputado também destaca a importância política do contingente populacional a ser governador pelo PL : mais de 3 milhões e meio de habitantes, somados os 90 municípios onde partido saiu vitorioso.
“São mais cabos eleitorais que tornam o partido mais competitivo para as eleições de 2026”, admite politicamente, mas afirma que , acima de tudo , “o PL tem o compromisso primeiro de governar bem, de cumprir com suas propostas alinhadas às pautas do conservadorismo, da família e da livre iniciativa, pois com o voto liberal a população catarinense demonstrou que está alinhada a estas bandeiras. “ Já na região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajai –Amfri- no Litoral Norte, o PL conquistou apenas 3 prefeituras entre os 11 municipios integrantes : Itapema, Itajaí e Penha, mas Ivan Naatz destacou como importantes pelo significado de renovação de forças políticas no poder municipal.
- Foto : Deputado Ivan Naatz com colega deputado Delegado Egídio, que venceu no primeiro turno, em Blumenau, com 51,40% dos votos. ( Divulgação).