Destaques

Deputado questiona Detran-SC sobre reabertura após decreto e cinco meses de portas fechadas

O deputado Felipe Estevão encaminhou pedido de informações à direção do Detran-SC para tomar conhecimento e poder informar à população sobre a situação do órgão de trânsito, responsável pelo atendimento a mais de 3 milhões de motoristas e de 3 milhões no território estadual (veja números detalhados e abrangência do Dentran abaixo).
A importância do órgão para o bom funcionamento da sociedade é vital. Contudo, mesmo após decreto estadual liberando a atividade do Departamento de Trânsito, são quase que diárias as informações e notícias dando conta de que não há atendimento presencial pelo Detran em várias cidades e regiões do Estado. Em alguns lugares, as portas estão fechadas ao público há cinco meses!
Preocupado e inconformado com esta situação, o deputado Felipe Estevão quer saber:
a) Quais são, concretamente, as condições atuais de funcionamento do DETRAN/SC e dos demais órgãos oficiais de trânsito no Estado?
b) De que forma essas condições estão sendo informadas à população catarinense?
c) Quais são, concretamente, as restrições nos serviços afetos ao órgão que ainda persistem? E por quais razões persistem?
d) Como está sendo programada e para quando está prevista a reabertura e retomada plena do atendimento presencial nos órgãos de trânsito do Estado, sem prejuízo das cautelas de ordem sanitárias que se façam recomendáveis?
e) Quais são, objetivamente, as alternativas oferecidas à população para acesso aos serviços de trânsito enquanto persistirem as restrições ao atendimento presencial? E onde, e de que forma, essas alternativas estão sendo informadas à população?

SAIBA MAIS SOBRE A ABRANGÊNCIA DO DETRAN

A) o registro da aquisição e transferência de veículos;
B) a alteração de dados;
C) comunicação de venda e transferência;
D) habilitação de motoristas;
E) mudança de categoria de motoristas;
F) reabilitação e exames de habilitação de motoristas;
G) expedição de CNHs e de certificados de propriedade de veículos;
H) expedição de segunda via de documentos,
I) controle e fiscalização de vistorias;
J) renovações de licenças, entre outros.

No texto do pedido de informações, o deputado acrescenta. “É de considerar ainda o gerenciamento das infrações de trânsito, envolvendo desde aplicação até o julgamento dos recursos, considerando, com base em dados oficiais, que só no ano de 2019 foram registradas nada menos que 1.960.268 (um milhão novecentos e sessenta mil duzentos e sessenta e oito) infrações de trânsito, compreendendo todas os níveis de gravidade.”

Posts relacionados

Três pessoas são presas na 2ª fase da Operação Profusão, deflagrada na região Norte catarinense

Redação

Valores pagos por empresas de vistoria veicular ao Estado são legais, decide Justiça

Redação

Detran/SC suspende prazos de processos e cancela leilão

Redação
Sair da versão mobile