Notícias Últimas

Desembargador Torres Marques preside TJSC

O desembargador José Antônio Torres Marques será o presidente do Tribunal de Justiça para o biênio 2016/2018. Ele foi eleito para o cargo em sessão desta manhã (2/12) do Pleno do TJ, por ampla maioria de votos, e assumirá no próximo dia 29 de janeiro de 2016, em cerimônia já marcada para às 17 horas, para um mandato de dois anos. Torres Marques recebeu 52 votos entre os 56 desembargadores aptos a votar. “Estes votos traduzem a confiança em mim depositada.
A palavra-chave de nossa gestão será a união, pois dependeremos dela para enfrentar os momentos de crise prenunciados pelo quadro econômico”, afirmou o magistrado, em seu primeiro pronunciamento após eleito.

O futuro presidente do TJ admite que haverá escassez de recursos e que sua gestão deverá promover uma remodelação administrativa para adaptar-se ao novo momento. “Teremos que ser criativos”, conclamou. O desembargador fez questão de agradecer o apoio recebido dos colegas e reiterou seu desejo de promover uma administração compartilhada, pois somente com a participação ativa de todos será possível enfrentar as adversidades. Disse ter apreço pelo diálogo e estar aberto à novas ideias.
Garantiu a valorização da carreira da magistratura, independente do grau de jurisdição. “O suposto fosso entre as jurisdições não se sustenta; todos temos importantes papéis a desempenhar e o aperfeiçoamento do Judiciário não é missão exclusiva da cúpula mas sim de todos os juízes”, garantiu. Foram eleitos ainda, na mesma sessão, os desembargadores Alexandre d’Ivanenko, para 1º vice-presidente; desembargador Ricardo Orofino Fontes (corregedor-geral da Justiça) ; desembargador Sérgio Izidoro Heil (2º vice-presidente); desembargador Jaime Ramos (3º vice-presidente), e Salim Scxhead dos Santos (vice-corregedor-geral da Justiça). Todos, sem exceção, fizeram uso da palavra após a confirmação do resultado que elegeu o grupo para comandar o futuro do Judiciário de Santa Catarina a partir do próximo ano. O presidente do TJ, desembargador Nelson Shaefer Martins, desejou sucesso na empreitada.

Currículo resumido – Novos Dirigentes TJ – Biênio 2016/2017

Presidente:
Desembargador José Antônio Torres Marques, 61 anos, natural de Porto Alegre/RS, iniciou na magistratura em 2 de maio de 1983, quando assumiu como juiz substituto na comarca de Lages. Foi promovido a juiz de direito em 26 de agosto de 1985, na comarca de Trombudo Central, e atuou ainda em Orleans, São Miguel do Oeste, Lages e Capital. Promovido em 1999 a juiz de 2º grau, assumiu como desembargador em 17 de maio de 2002.

1º Vice-Presidente:
Desembargador Alexandre D’Ivanenko, 61 anos, natural de Itajaí/SC, iniciou como juiz substituto em 30 de dezembro de 1981, na comarca de Brusque. Promovido a juiz de direito em 9 de fevereiro de 1984, na comarca de Urubici, atuou também em Orleans, Porto União e Capital. Assumiu como desembargador em 8 de outubro de 2007.

Corregedor-Geral da Justiça:
Desembargador Ricardo Orofino da Luz Fontes, 60 anos, natural de Florianópolis/SC, assumiu como juiz substituto em 5 de janeiro de 1981, e atuou nas comarcas de Xanxerê e Tijucas. Promovido a juiz de direito em 28 de abril de 1983, judicou nas comarcas de Trombudo Central, Dionísio Cerqueira, Xanxerê, Curitibanos, Blumenau e Capital. Assumiu como desembargador em 7 de abril de 2003.

2º Vice-Presidente:
Desembargador Sérgio Izidoro Heil, 65 anos, natural de Florianópolis/SC, assumiu como juiz substituto em 30 de dezembro de 1981, e atuou nas comarcas de Criciúma e Itajaí. Promovido a juiz de direito em 13 de agosto de 1984, judicou nas comarcas de Campo Erê, Mondaí, São José, Tubarão, Itajaí e Capital. Passou a juiz de 2º grau em 9 de dezembro de 2002 e foi promovido a desembargador em 9 de outubro de 2007.

3º Vice-Presidente:
Desembargador Jaime Ramos, 62 anos, natural de Lages/SC, assumiu como juiz substituto em 30 de dezembro de 1981, e atuou nas comarcas de Mafra e Porto União. Alçado a juiz de direito em 30 de dezembro de 1983, judicou nas comarcas de Laguna, Taió, Dionísio Cerqueira, Canoinhas, Lages, Joinville , Rio do Sul e Capital. Foi promovido a juiz de 2º grau em 1º de novembro de 2000 e assumiu como desembargador em 8 de outubro de 2007.

Vice-Corregedor da Justiça:
Desembargador Salim Schead dos Santos, 67 anos, natural de Criciúma/SC, assumiu como juiz substituto em 18 de setembro de 1981, e judicou nas comarcas de Campo Erê e São Lourenço do Oeste. Promovido a juiz de direito em 14 de outubro de 1983, atuou nas comarcas de Seara, São Lourenço do Oeste, Caçador e Lages. Assumiu como desembargador em 21 de outubro de 2003.

Foto: TJSC, arquivo, divulgação

Posts relacionados

A polarização da política mundial e suas consequências econômicas e sociais, com José María Aznar

Redação

Ricardo Guidi se dirige aos criciumenses através de nota oficial sobre a operação do Gaeco em Criciúma

Redação

Plenário aprova política de transparência de operação de barragens em SC

Redação
Sair da versão mobile