Destaques

Desenvolvimento da indústria da proteína animal em Santa Catarina: Zé Milton destaca papel do certificado sanitário

Durante o VI Fórum Catarinense de Prevenção à Febre Aftosa, realizado na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (30), o engenheiro agrônomo, deputado Zé Mílton defendeu importância da manutenção do status sanitário catarinense para o crescimento da indústria da proteína animal no estado.

Zé Milton enfatizou a relação do certificado sanitário com a criação da CIDASC e sua influência na consolidação do estado como referência no setor.

Assim como relembrou suas memórias de infância, quando presenciava a contratação de pessoas pela CAFASC para realizar uma vacinação contra a febre aftosa. “Naquela época, nós tínhamos uma agropecuária em Sombrio, onde a vacina era vendida. No entanto, muitas pessoas não compreendiam a importância da campanha. Não compreendiam na época a grandiosidade da iniciativa”, recordou o parlamentar.

Segundo Zé Milton, o certificado sanitário permitiu que Santa Catarina exportasse seus produtos, como leitões, para mais de 150 países.

“Foi graças a essa conquista que a indústria da proteína animal catarinense se desenvolveu e alcançou reconhecimento internacional.

Aqui, em nome da presidente Celles Regina de Matos, agradeço a todos os funcionários da CIDASC pelo grande trabalho que nos permitiu, há 16 anos, alcançar o nosso status sanitário livre da febre aftosa sem vacinação”, disse Zé Milton.

Ao final o deputado afirmou que o Poder Executivo nem sempre reconhece plenamente a grandiosidade dessa cadeia produtiva, mas cabe aos colegas parlamentares e os envolvidos no setor evidenciar a importância para a sociedade catarinense.
O evento contou com a presença dos deputados da Comissão de Agricultura, secretário de Estado, Valdir Colatto, presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, da EPAGRI, Dirceu Leite, representantes do Ministério da Agricultura e do setor agropecuário.

foto>Ag. Alesc, divulgação

Posts relacionados

EUA: tarifa menor ao Brasil pode ampliar exportação de SC, avalia FIESC

Redação

Governo de SC busca apoio em Brasília para que dinheiro investido em estradas federais seja descontado da dívida com a União

Redação

Conteúdo do Seminário da Univali vai contribuir para a COP 30

Redação
Sair da versão mobile