Depois de inúmeras reuniões, ponderações, análises de especialistas e sobretudo diálogo, a retomada e a realização dos eventos em Santa Catarina deve ocorrer nos próximos dias, após uma inédita articulação de entidades e órgãos públicos. Estamos falando aqui de um segmento que movimenta 1,5 bilhão de reais por ano e gera 15 mil postos de trabalho só em Santa Catarina.
Trata-se de um momento ímpar na história recente do Estado, porque o Poder Público e a sociedade civil organizada, num exemplo bem sucedido de união de forças em prol do bem comum, chegaram a um consenso em torno de um protocolo para a realização dos eventos. Não foi tarefa simples.
Os protocolos devem ser publicados pelo Governo de Santa Catarina nos próximos dias, e colocam o ser humano no centro das atenções. Foram desenhados para cumprir com rigor todas as medidas necessárias para minimizar os riscos de contaminação pela Covid19, ao mesmo tempo que irão proporcionar a volta ao trabalho de milhares de trabalhadores que há exatos 180 dias estão sem emprego e renda, muitos até em situação de miséria.
O coordenador do Fórum de Turismo da Grande Florianópolis (Fortur), Marcelo Bohrer, comemorou a notícia e destacou a participação do presidente da Santur, Mané Ferrari, da Secretaria da Saude e Vigilância Sanitária do Estado e do superintendente do Turismo de Florianópolis, Fábio Queiroz. “O acordo que irá proporcionar a retomada dos eventos mostrou que a solidariedade, a parceria e o diálogo, mais que o confronto, podem sim produzir resultados que realmente contribuem para uma sociedade melhor para todos”, disse.