O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, fez na quinta-feira uma visita institucional à sede da ENGIE Brasil Energia, em Florianópolis. Pepitone foi recebido na sala de reuniões da presidência pelos diretores Edson Silva e Marcos Keller. Na conversa, foram tratados temas como as transformações que vem ocorrendo no setor, envolvendo questões regulatórias, a descarbonização, a digitalização e a descentralização.
Outros assuntos abordados foram a integração do gás natural na matriz elétrica brasileira, a redução de subsídios e a desoneração tarifária. Pepitone diz que para desonerar as tarifas é preciso atacar em três frentes: custo de geração, tributos e subsídios. O diretor-geral ressaltou também o papel da agência para atrair investimentos por meio de uma regulação clara e estável. Edson Silva explicou que a confiança da ENGIE na regulação do setor foi fundamental na tomada de decisão de adquirir a Transportadora Associada de Gás (TAG). “Foi uma boa oportunidade de trocarmos ideia sobre como tornar o setor elétrico mais eficiente e mostrar que somos uma empresa internacional com boa experiência no gás”, finalizou.
Os diretores levaram Pepitone para conhecer o Centro de Operação de Geração (COG). É deste local que a equipe da ENGIE controla, remotamente, 12 usinas localizadas em diferentes regiões do Brasil.
foto>André Pepitone, presidente da Aneel e os diretores da Engie, Edson Silva e Marcos Keller (D) – Foto de Leonardo Godoy