Notícias Últimas

Doenças cardiovasculares acometem 14 milhões de brasileiros

O calendário assinala que 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração, data criada há mais de vinte anos pela Federação Mundial do Coração. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) elegeu o mês inteiro para chamar a atenção sobre a prevenção e o combate às doenças cardiovasculares, bem como a importância de cuidar do coração.

Nada menos que 500 milhões de pessoas, ao redor do mundo, e 14 milhões no Brasil são acometidas por doenças cardiovasculares, responsáveis por 30% das mortes registradas a cada dia. Segundo dados divulgados pela SBC, o país contabiliza uma morte a cada 40 segundos – o dobro de óbitos causados por todos os tipos de câncer juntos, três vezes mais que as doenças respiratórias e seis vezes mais que todas as infecções, incluindo a Aids, o que sinaliza a gravidade do problema.

Ana Carolina Campos Berbel, cardiologista do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), afirma que os principais fatores de risco para desenvolver a doença cardiovascular são colesterol alto, hipertensão, tabagismo, diabetes, obesidade e sedentarismo. “É de extrema importância consultar um cardiologista, fazer uma avaliação da saúde do coração, controlando os fatores de risco, e, assim, evitar as doenças do coração que leva a tantos óbitos no mundo em nosso país”, sublinha Ana Carolina.

Confira algumas atitudes recomendadas para a prevenção dessas doenças: praticar atividade física regularmente, controlar o peso e os níveis de colesterol, manter hábitos alimentares saudáveis, evitando o excesso de bebidas alcoólicas e o sal, além de gerenciar o estresse – fator que, conforme a Federação Mundial do Coração, pode dobrar o risco de ataque cardíaco.

Posts relacionados

Ação Linda 2024: Bazar solidário de Linda Koerich celebra 22ª edição em prol do Hospital Regional

Redação

Começam Obras do Hospital de Palhoça

Redação

Depois de 10 dias licenciado, Jorginho Mello reassume governo

Redação
Sair da versão mobile