Prof. Simone Fuchter apresentou tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada em contextos de sustentabilidade Ambiental, objetivando conscientizar, educar e treinar sobre diversos temas relacionados ao meio ambiente. O Seminário “ Virtual and Augmented Reality in a
Pro-Environmental Context“ foi organizado realizado pelo Centre for Environment, Energy and Natural REsource Governance ( C-EENRG) no David Attenborough Building, renomado edifício na universidade de Cambridge.
“ Tecnologias imersivas podem facilitar a conscientização e educação de crianças, assim como treinamento e adultos na área de sustentabilidade ambiental”
A Realidade Aumentada pode ser um instrumento de educação infantil e na promoção de atividades voltadas ao aprendizado e também na conscientização de energias limpas, conforme apresentei um projeto envolvendo 160 crianças de escola pública, em Santa Catarina, em um projeto com a Prof. Anelise Cubas. Também foi apresentada a importância da gamificação neste contexto.
Já a Realidade Virtual foi apresentada, em contextos envolvendo turbinas eólicas, onde os alunos ou profissionais a serem treinados, “caminham” em diferentes ambientes virtuais e absorvem conhecimentos sobre o tema de diversas formas, dependendo do ambiente (virtual) que eles escolhem para interagir. Existem ambientes virtuais com videoaulas explicativas com professores, outras com modelos em 3D para montar e desmontar os motores, ou para entender seu funcionamento. Também são explorados vídeos 360 graus, objetos reais escaneados em 3D, e tutoriais de configuração de softwares destes equipamentos sofisticados. Ao final, pode-se perceber que a combinação destas várias técnicas pode ser uma atrativa forma de se aprender sobre estas novas tecnologias como as utilizadas em energias renováveis (eólica, solar,etc) que são constantemente criadas e seria muito caro fazer os treinamentos de forma presencial e física.
A diferença entre Realidade Virtual e Aumentada, é que na Virtual tudo o que é mostrado por meio de um dispositivo eletrônico ( computador, celular, tablet, óculos de RV) foi criado no computador, objetivando a imersão ao usuário. Já na Realidade Aumentada, o usuário pode continuar visualizando o seu ambiente real e são adicionados elementos virtuais, misturando se com o ambiente real.
DEPOIMENTOS:
“Simone mostrou um trabalho inovador na área de realidade virtual aplicada à sustentabilidade e tem desenvolvido sua pesquisa com muita empolgação e energia. Fico muito otimista em ver trabalhos dessa qualidade sendo desenvolvidos no Brasil e que certamente contribuirão muito para o desenvolvimento da realidade virtual. Simone apresentou com desenvoltura e despertou o interesse de todos os participantes sobre o seu projeto. Esperamos vê-la em breve para mais apresentações!”(Matheus Henrique Nunes, Doutorando na Universidade de Cambridge)