Blog do Prisco
Destaques

Economistas de SC entre os vencedores do Prêmio Brasil de Economia

Os economistas catarinenses Jefferson Chaves da Silva e Camila de Almeida Luca conquistaram o 2º lugar respectivamente, nas categorias Estudante e Dissertação de Mestrado do 25º Prêmio Brasil de Economia. O resultado foi divulgado  pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). A premiação dos três primeiros colocados nas cinco categorias de trabalhos ocorrerá no dia 16 de outubro, em Florianópolis, na noite de abertura do 23º Congresso Brasileiro de Economia (CBE).

Jefferson Chaves da Silva receberá Menção Honrosa pela segunda colocação na categoria Estudante pelo trabalho “Pobreza multidimensional nas mesorregiões catarinenses: um estudo a partir da abordagem das necessidades básicas”. Com esta monografia, Jefferson venceu no ano passado o 20º Prêmio Catarinense de Economia, promovido pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-SC). Realizado sob orientação da professora orientadora Solange Regina Marin, o estudo foi publicado em 24 de maio de 2018 e desenvolvido por Jefferson como trabalho de conclusão do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Camila de Almeida Luca (foto de capa) receberá Menção Honrosa pelo segundo lugar na categoria Dissertação de Mestrado pelo trabalho “Influência dos fatores socioeconômicos familiares na escolha dos cursos de nível Superior para os ingressos na Udesc em 2018”. Técnica do setor de Gestão de Contratos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Camila defendeu a dissertação em março deste ano. Trabalho de conclusão do Mestrado em Economia Aplicada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) , o trabalho foi orientado por Rosangela Maria Pontili, da Unioeste, e visou identificar e medir o quanto fatores como renda bruta familiar, trabalho e escolaridade dos pais influenciam na escolha pelos cursos de graduação da Udesc. De acordo com a servidora, que é formada em Economia e registrada sob o número 3263 no Corecon-SC, o trabalho conseguiu traçar um perfil socioeconômico dos ingressantes na universidade catarinense em 2018. “Esses dados podem colaborar ao desenvolvimento de projetos de atração e permanência dos alunos na Udesc”, comentou Camila.

Confira a lista completa dos vencedores no site do Corecon em https://is.gd/lt19fS/Corecon