Manchete

EDITORIAL: Koerich, sinônimo de desenvolvimento, família e retidão; sinônimo de SC

Santa Catarina é um estado marcado por desbravadores. Temos do Oeste pro Litoral, Plínio Arlindo de Nês (Oeste), Atílio Fontana e Saul Brandalise (Meio-Oeste), Wittich Freitag (Norte), Ingo Hering (Vale do Itajaí), Diomício Freitas e Santos Guglielmi (Sul); e na Grande Florianópolis, entre outros, o estado teve a graça de abrigar a família Koerich, genuinamente germânica.

O antepassado Eugênio Raulino Koerich foi pai de uma família numerosa que, junta, fez com que o grupo ganhasse relevância na região, especialmente na Capital e em São José.

Os negócios começam a prosperar a partir da Colônia Santana, que, sete décadas atrás era interior, uma área rural de São José. A partir dali os Koerich foram se aproximando e chegaram ao centro josefense e também à região central de Florianópolis.

Isso tudo começou em 1955, portanto estamos falando de quase 70 anos de atividades de um dos grupos empresariais mais emblemáticos e identificados com Santa Catarina.

 

DIVERSIFICAÇÃO

 

Esse portento empresarial já nasceu com DNA para diversificar as atividades. Senão vejamos, trabalharam com abatedouro, comércio, varejo e até que, em 1993, com a família crescendo e a chegada de muitos descendentes, Walter Osli Koerich, à época o filho mais velho de Eugênio Raulino, resolveu avançar com um grande empreendimento para Santa Catarina. Aqui é preciso abrir um parêntese. Walter tornou-se o mais velho em função da partida precoce de Paulo e de Orlando. Ficaram ele e Antônio, conhecidos na cidade como Cosme e Damião porque, inseparáveis. Fecha parêntese.

A esta altura da história vencedora dos Koerich – iniciada com Eugênio Raulino Koerich e continuada pelos quatro irmãos – foi necessária numa ampla negociação familiar, pilotada por Walter, que conseguiu, sem sequelas, concretizar uma cisão empresarial. Tal encaminhamento permitiu que se distribuíssem, do conglomerado empresarial familiar, uma parte para cada irmão.

Negociação que também atendeu as expectativas dos demais irmãos.

 

DNA EMPREENDEDOR

 

A partir daí cada um desenvolveu a sua atividade. E o próprio Antônio Koerich reconheceu que a cisão foi fundamental para o crescimento das empresas da família.

Walter, sempre muito inquieto e desejoso de inovar, incorporou ao seu dia a dia esse espírito, que hoje é moda, a inovação.

Num determinado momento, após a cisão, Walter Koerich administrava a Kimoto, o Consórcio Koerich e a Koesa, ou seja, empresas diferentes, mas todas ligadas ao setor automobilístico.

Consolidado nesse segmento, o empreendedor nato deu uma guinada e voltou -se à construção civil.

 

SÍMBOLO DE FLORIANÓPOLIS

 

O Shopping Beiramar foi o grande investimento no final do Século passado. E contou com a participação do irmão, Antônio.

Já no Século 21, a família voltou a fazer empreender unida, criando a WOA. A sigla não é mero acaso. W é de Walter, O de Orlando e A de Antônio.

 

EDIFICANDO

 

A concretização do Shopping Beiramar foi o marco inicial para Walter Koerich mergulhar num dos ramos que mais gostava, o da construção civil. Na verdade, é a grande paixão dele. Ele se satisfaz em ver a obra crescer, acompanhando o crescimento, literal, de cada empreendimento.

Essa imersão na construção civil deu grande impulso não apenas para seus negócios, mas para as duas cidades. Importante registar, ainda, que, ao lado de outros empresários, Walter Koerich criou o Kobrasol, que é uma cidade dentro de São José.

 

A GRATIDÃO

 

Além das várias contribuições em Florianópolis, onde a empresa virou sinônimo de eficiência e de sucesso, há outro aspecto que também diferencia os negócios e a postura da família vencedora. Sempre chamou a atenção, tanto no DNA de toda a família quanto no da figura de Walter Koerich, foi o entusiasmo de retribuir às duas cidades as oportunidades que foram dadas à família.

Característica que, sem sombra de dúvidas, deu contribuição basilar para o crescimento dos dois municípios que, hoje, juntos, têm quase 800 mil pessoas.

Família vitoriosa e temente a Deus. Também por isso Walter Koerich é um empreendedor nato e principalmente, tanto a família quanto ele, forjaram essa atuação empresarial na honradez e dentro dos valores que fundamentaram a sociedade ocidental.

Numa ponta, salta aos olhos a simplicidade do trato. As riquezas e a influência nunca tiraram essa característica de Walter, Antônio, Waltinho, enfim. Todos sempre distribuíram muita atenção e procuram estar próximos aos seus colaboradores.

 

TRIPÉ

 

Walter Osli Koerich costuma dizer que seu lema está no tripé Fé, Trabalho e Família. Não por acaso, a família foi o sustentáculo da trajetória vitoriosa de Walter Koerich, homem determinado, focado e cheio de amor por sua terra.

Walter Osli e Linda Koerich
Walter Osli Koerich – fotos> Acerva de família – Imagem de capa / Montagem/reprodução
Walter e Antônio Koerich

 

Posts relacionados

Tarcísio, Bolsonaro, o Republicanos e os números

Redação

Processo de 3 décadas é resolvido e SC receberá royalties do petróleo

Redação

SC é apresentada ao mundo no Fórum Mundial da Ciência, em Budapeste

Redação
Sair da versão mobile