A garantia de vagas para os estudantes da rede estadual e municipal de Florianópolis foi o tema principal da reunião da Secretaria de Estado da Educação (SED) com a prefeitura de Florianópolis, realizada nesta quinta-feira, 23. Participaram do encontro o secretário de Educação, Aristides Cimadon, a secretária adjunta, Patricia Lueders, o prefeito Topázio Neto, e o secretário de Educação do município, Maurício Fernandes.
Em Florianópolis, há uma histórica de falta de vagas, principalmente na região Norte da Ilha, onde a população cresce em ritmo acelerado. O diálogo com o município pretende implantar um regime de colaboração para encontrar soluções, como a divisão da fila de espera para escolas do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio noturno nas escolas municipais.
“Quando assumimos a secretaria ficamos assustados com a falta de vagas em Florianópolis, um problema que existe há muito tempo. Por isso, já estamos trabalhando em soluções e acompanhando de perto o caso de cada escola. Essa responsabilidade é compartilhada com o município, então a reunião com o prefeito Topázio foi fundamental para pensar na otimização da rede e em soluções que poderemos aplicar em outros municípios do Estado”, afirma o secretário Cimadon.
Ações para garantir vagas
Para ampliar o número de vagas no município, a SED está construindo seis salas de aula na EEB de Muquém, no Bairro Rio Vermelho, para atender estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Além disso, também irá construir mais oito salas modulares na unidade. Cada nova sala pode atender até 30 alunos. A Secretaria também garante transporte público gratuito para estudantes em casos em que há necessidade de matrículas em escolas de outros bairros, respeitando a legislação.
O prefeito também anunciou que está construindo uma nova escola para Ensino Fundamental no Bairro Rio Vermelho, que ficará pronta em cerca de três meses. O Estado contribuiu com cerca de R$ 4 milhões para a construção da unidade escolar.
O prefeito de Florianópolis ressalta o esforço do município para atender a demanda o mais rápido possível. “Já temos um histórico de investimentos em ampliação de vagas no Norte da Ilha nos últimos anos, e agora estamos indo além de qualquer coisa já feita em termos de agilidade e tecnologia. Estamos construindo uma escola que ficará pronta em 90 dias, desde o seu início neste mês. Assim, mais de mil vagas serão disponibilizadas para a região”.