Desta segunda-feira, 19, até quarta-feira , 21, está acontecendo no Golden Hotel, em São José (SC), o terceiro e último seminário sobre o novo Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Os 550 professores e gestores escolares, das redes municipal e estadual, serão os multiplicadores do documento de referência para as escolas dos 295 municípios do Estado.
Nesta etapa os participantes estão divididos em cinco grupos, com temas específicos, Avaliação, Projeto Político-Pedagógico, Formação de Profissionais, Tecnologias da aprendizagem e Compreensão das áreas do conhecimento. “Nós escolhemos as temáticas mais urgentes e necessárias para subsidiar os multiplicadores nas próximas fases, quando irão repassar o conhecimento aos demais”, explicou a professora Cássia Ferri, consultora da Secretaria de Estado da Educação na implementação do currículo.
Na avaliação do secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, que prestigiou a abertura do evento, “os professores participantes serão um elo importantíssimo para fazer com que, o conhecimento construído durante as três etapas do processo, chegue de fato às escolas”.
“Neste encontro vamos concentrar esforços para que todos os participantes possam estruturar suas regionais e suas secretarias municipais de educação para trabalhar os cinco eixos. Ao final do seminário vamos apresentar uma arquitetura de formação que será executada nos próximos meses para capilarizar o conhecimento que há no currículo base”, explicou a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação, Carla Bohn.
O Professor Paulo Jaques Funke, da Escola Básica Municipal Henrique Alfarth, de Joinville, é um dos redatores que está acompanhando o processo de discussão do novo currículo base desde a sua primeira etapa. “Desde que iniciamos a construção do novo currículo, estamos com um grande volume de trabalho fazendo o possível para que a participação dos profissionais da educação torne o documento legítimo”, destacou Paulo.
O novo Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense foi escrito em regime de colaboração entre a Secretaria de Estado de Educação (SED), a União dos Dirigentes Municipais de Santa Catarina (Undime), o Conselho Estadual de Educação (CEE), a União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
O documento norteado pela Base Nacional Comum Curricular do MEC, que estabelece conhecimentos, competências e habilidades para se desenvolver na educação básica, teve a versão catarinense aprovada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) no dia 17 de junho. Após a fase final de formatação, o currículo deve ser entregue em todas as escolas.