Destaques

Eleições OAB: Chapa 4 tenta impugnar chapa adversária por “excesso de mulheres”

A chapa encabeçada pela advogada Cláudia Prudêncio à presidência da OAB/SC pediu ontem a impugnação da candidatura da chapa liderada pela adversária Vivian De Gann. Segundo a impugnação, a chapa de Vivian tem mais mulheres que homens. “Para atendimento do provimento 146/2011, a chapa impugnada somente poderia registrar no máximo 47 candidaturas do gênero feminino. No entanto, foram registradas 51 mulheres e 42 homens ao Conselho Estadual”, diz o pedido de impugnação, assinado pela advogada Cláudia Bressan Brincas.
Para a candidata Vivian De Gann, da Chapa 2, a impugnação da chapa de Cláudia Prudêncio deixa à mostra como as cotas de gênero são necessárias para aumentar a participação das mulheres em todas as esferas de poder. “É triste que uma mulher tente impedir outras mulheres de participarem da entidade”, disse Vivian.
Em dezembro de 2020, durante sessão do Conselho Federal que decidiu pela paridade de gênero nas eleições da OAB em todo o País, o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, não votou a favor da paridade já nas eleições de 2021, defendendo a prévia realização de plebiscito, mas acabou sendo voto vencido.

Sair da versão mobile