O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do mês de julho apontou 64,9 pontos em Santa Catarina, frente aos 64,2 pontos registrados no mês de junho. Em âmbito nacional, a pontuação subiu de 61,7 em junho para 62,0 em julho. O aumento na confiança empresarial, tanto estadual quanto nacional, vem sendo constatado desde maio.
::: Clique aqui para acessar a íntegra da pesquisa
Conforme análise do Observatório FIESC, que realizou a pesquisa, esse aumento progressivo no índice pode ser explicado pela retomada do auxílio emergencial nacional e pelo bom desempenho no avanço da vacinação, que traz boas perspectivas no aumento do consumo de bens e serviços. O governo de Santa Catarina pretende vacinar toda a população com pelo menos uma dose até o final de agosto.
Para os próximos seis meses, a expectativa dos empresários catarinenses caiu 0,4 pontos em julho na comparação com junho, registrando 66,3 pontos, ainda acima da média nacional (65,2). Apesar da queda, o índice permanece num patamar bastante elevado, acima do limiar de 50 pontos, indicando uma perspectiva positiva tanto em Santa Catarina quanto no Brasil.
O ICEI é composto por questionários enviados a uma amostra de empresas. O índice é utilizado para avaliar as expectativas atuais e futuras da economia regional e nacional, sob o âmbito dos empresários.