A deputada federal Carmen Zanotto (PPS), participou nesta segunda-feira (9) de uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Concórdia (SC) para debater a instalação de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), na cidade.
Carmen destacou que os critérios, segundo a Portaria 140, são maiores para a instalação da Unacon. Segundo ela, a luta tanto política, como administrativa deve seguir na possibilidade de uma extensão, que seria o primeiro passo para atender a demanda regional. A mobilização deverá se concentrar na busca por uma extensão da referência de Joaçaba, que já extrapola a média de cirurgias oncológicas, previstas pela portaria. “Essa é uma informação importante, pois estamos buscando há anos a implantação do tratamento de câncer”, destacou o vereador Vilmar Comassetto (PCdoB), que preside a comissão da Câmara que trata da Campanha pela busca do tratamento pelo SUS,
em Concórdia.
Carmen também ressaltou a importância da aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 01/2015), conhecida como a PEC da Saúde, que define os percentuais mínimos a serem aplicados pela União em serviços. “Se não aumentarmos os recursos destinados para a saúde, corremos o risco de não garantir aquilo que está na nossa Constituição: A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”, alertou a deputada que é relatora da PEC da Saúde.
Fotos: Zé Rabelo, divulgação