Blog do Prisco
Manchete

Em dia de decisão, PSOL sinaliza que pode não estar com a frente canhota em SC

Segue nota subscrita pelo presidente estadual do PSOL. É bem clara quanto ao contexto da esquerda catarinense e relativamenteo ao pleito do partido. A sigla não admite abrir mão da vaga ao Senado para o PDT. Confira: 

“NOTA DA PRESIDÊNCIA DO PSOL-SC

Hoje, ao final do dia, a Frente Democrática deverá se reunir para definir a composição da chapa majoritária. Sabemos que se desenha uma maioria de partidos, entre eles a Federação PSOL – REDE, em apoio à pré -candidatura de Décio Lima, do PT, para governador. Mas algumas indefinições nos preocupam.

O PSOL, desde as primeiras conversas entre os partidos que se dispõem a compor a Frente Democrática, vem afirmando compromisso com a unidade diante dos desafios que estão colocados na conjuntura. Essa unidade precisa ser ampla, é verdade, mas também tem que ser efetivamente transformadora com um programa que enfrente a crise econômica, social e política instalada em Santa Catarina.

Nacionalmente deliberamos em favor da eleição de Lula já no primeiro turno e este deve ser, para nós, o principal referencial para ajustar a definição. Com este firme propósito, apresentamos e reafirmamos a pré-candidatura do PSOL ao Senado. Temos respeito pelo PDT e sua disposição de compor essa unidade conosco, mas consideramos inoportuno abrir espaço destacado na chapa majoritária em favor do impulsionamento da candidatura Ciro Gomes, enfraquecendo o potencial eleitoral em favor de Lula. Esta decisão é contraproducente e insensata.

O PSOL, se necessário, poderá optar por caminho próprio a depender do desenrolar dos encaminhamentos. Temos legitimidade, gestos, e capacidade para reivindicar aos demais partidos nosso espaço. Nossos limites nessa composição sempre foram públicos. E é esse o jeito do PSOL de fazer política, com transparência e responsabilidade programática.

Santa Catarina, 13 de julho de 2022.

Mario Dutra
Presidente Estadual do PSOL”

Posts relacionados

EUA: tarifa menor ao Brasil pode ampliar exportação de SC, avalia FIESC

Redação

Governo de SC busca apoio em Brasília para que dinheiro investido em estradas federais seja descontado da dívida com a União

Redação

CGE investiga 17 empresas após suspeita de fraudes apontada pela Secretaria de Administração

Redação