Em reunião realizada na manhã deste sábado, 25, em Blumenau, o prefeito Mario Hildebrandt (PSB) declarou apoio ao candidato ao Senado, Esperidião Amin (PP). O encontro contou com a presença de lideranças do PSB, partido do prefeito, como o presidente estadual, Paulinho Bornhausen.
Além do apoio a Amin, o mandatário blumenauense também declarou apoio ao candidato ao Senado, Raimundo Colombo (PSD). Os dois senadores fazem parte da chapa do candidato ao governo do PSD, Gelson Merisio, que tem como vice um blumenauense, João Paulo Kleinübing (DEM).
Ocorre o seguinte. Hildebrandt é do PSB, partido de Paulo Bornhausen, que está na coligação de Merisio. Mas o prefeito só ascendeu ao cargo porque foi eleito como vice-prefeito de Napoleão Bernardes (PSDB), que é candidato a vice na chapa adversária de Merisio, que tem Mauro Mariani (MDB) na cabeça.
O atual alcaide de Blumenau assumiu definitivamente com a renúncia do tucano para disputar a majoritária estadual. Trocando em miúdos: para o governo, Mário Hildebrandt apoia a chapa Mariani/Napoleão e para o Senado, Amin e Colombo.
Lealdade
Mário Hildebrandt também foi secretário municipal de João Paulo Kleinüing, que antecedeu Napoleão Bernardes na prefeitura de Blumenau. Ali, começou a ganhar notoriedade e projeção. Hildebrandt e JPK mantêm boa relação. Mas o alcaide ascendeu de vez em parceria com Napoleão, com quem assumiu compromisso para o pleito de 2018. E mantém-se fiel ao compromisso assumido. Na outra ponta, Napoleão foi muito pressionado para levar o atual prefeito ao PSDB antes de renunciar à prefeitura. Mas não cedeu e também manteve a lealdade.
Impugnação
Deputado João Rodrigues, que conseguiu o registro de candidatura na undécima hora, a bordo de uma decisão liminar do STJ, reagiu, via nota oficial, sobre o pedido de impugnação do registro feito pelo Ministério Público no sábado.
Histórico
O pessedista lembrou que em 2010 enfrentou situação semelhante, com o MPE requerendo sua impugnação. Terminou como quarto deputado federal mais votado. Quatro anos depois, novamente encarou pedido de impugnação do Ministério Público. Abertas as urnas de 2014, descobriu-se que João Rodrigues foi o segundo mais votado da história de Santa Catarina. O parlamentar diz que está confiante e que superará mais essa, agora com o reforço da decisão do STJ, que lhe garante os direitos políticos.
FRASE
“O fato se repete novamente nas eleições deste ano, só que desta vez o Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio de uma liminar concedida pelo ministro Rogério Schietti Cruz, suspende os efeitos da condenação para fins específicos de registro de candidatura, por isso, encaro com naturalidade e normalidade essa manifestação e espero nos próximos dias a homologação da minha candidatura”. Deputado João Rodrigues, animado com as perspectivas de seu projeto superar o pedido de impugnação.
Mota asume
Manoel Mota (MDB) tomou posse como deputado estadual em um ato na sala de reuniões da presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O parlamentar ocupa a cadeira de Aldo Schneider (MDB), que faleceu no último domingo (19). Ao contrário do que se alardeou entre emedebistas e tucanos, Mota e nenhum outro deputado do MDB assumirá a presidência da Alesc, que continua com Silvio Dreveck (PP).