Destaques

Em Jaraguá do Sul, pesquisa mostra larga vantagem de candidato do MDB

Candidato à reeleição, Jair Franzner tem intenção de votos maior do que a soma de todos os concorrentes juntos

Realizada entre os dias 13 e 18 de agosto, com 604 entrevistas presenciais e margem de erro de 4%, pesquisa do Instituto Veritá, encomendada pelo Jornal OCP, mostra um cenário bastante favorável ao prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner (MDB), que concorre à reeleição.
Sucessor de Antídio Lunelli (MDB), Franzner aparece com 61,6% dos votos válidos na estimulada (quando são citados os nomes dos candidatos). O percentual é maior do que a soma de todos os outros concorrentes juntos. Edson Junckes (PL) teria 21,6% dos votos. Em terceiro lugar aparece Emanuela Wolff (Podemos), com 4,5%, seguida por Mario Felippi (Novo), com 4,3%, e Niura Demarchi (PP), com 4,2%. Jaison Elert (PRTB) somou 2% e Diego Ribeiro (Rede) aparece com 1,8%.
Quando o cálculo usa os votos totais, incluindo nulos, brancos e indecisos, Franzer fica com 32,6%, Junckes com 11,4% e a terceira colocada, Emanuela Wolff, com 2,4%. Não souberam ou não responderam soma 43,3% e branco e nulo outros 3,7%.

Rejeição

Quando foram perguntados em quais candidatos não votariam de jeito nenhum, 31,3% citaram Emanuela Wolff (Podemos), outros 26% responderam que não votariam em Edson Junckes (PL) e 16,5% rejeitaram Niura Demarchi (PP). A rejeição do candidato à reeleição, Jair Franzner (MDB), é de 9,9%.

Influência de apoio e inclinação política

Quanto à inclinação política, 72,8% dos entrevistados se classificaram como sendo de direita, outros 5,4% de centro direita, 12,9% de centro, 0,6% de centro esquerda e 8,3% de esquerda.
Já sobre o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, 34,4% dos entrevistados disseram que podem levar isso em consideração e outros 59,9% responderam que o apoio não tem influência sobre a escolha do candidato local. A mesma pergunta foi feita quanto à influência do apoio do ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB). A essa pergunta, 39,6% dos entrevistados disseram que o apoio do Lunelli tem influência positiva sobre sua escolha e outros 57,2% responderam que isso não tem peso na decisão.

Avaliação do prefeito soma 72% entre ótimo e bom

Quando perguntados sobre a avaliação do prefeito Jair Franzner (MDB), 16,5% dos entrevistados classificaram como ótimo, outros 55% como bom e 25,1% como regular. A soma de ruim e péssimo ficou em 2,9%

Posts relacionados

O MDB e o governo Jorginho Mello

Redação

Tempo instável não interfere na programação da 34ª Schützenfest

Redação

Prefeito recebe embaixador e cônsules da Hungria

Redação
Sair da versão mobile