A efetiva implantação de uma politica pesqueira estadual em Santa Catarina virou um desafio a mais para a deputada Paulinha (PDT).
Em viagem a Laguna, Sul do Estado, ela se reuniu com o presidente da SC Par, Enio Parmeggiani, e o presidente do Porto de Laguna, Fernando Weck. Na pauta: o engajamento da parlamentar para a realização da obra de dragagem e de desassoreamento da barra de acesso ao porto.
“ Olha, eu posso lhes assegurar que vamos encontrar uma solução. E não é uma promessa. É um sentimento que despertou em mim a determinação quando se trata de uma causa justa e necessária. É pela pesca, é pelo turismo, é pela segurança náutica, é pela vida”, disse a parlamentar, que estuda ainda a possibilidade de viabilizar em Laguna a implantação de um terminal pesqueiro para atender a demanda da pesca industrial do Estado.
A explicação é simples: Como a grande maioria das embarcações de pesca saem de Santa Catarina sentido Rio Grande do Sul, um terminal pesqueiro em Laguna seria ideal para atender parte dessa demanda.
A visita a Laguna já faz parte do roteiro que está programando para visitar os municípios do litoral catarinense visando a construção, a muitas mãos, de um Programa Estadual de Infraestrutura Pesqueira para Santa Catarina, no qual denominou Inova Pesca.
“Adotar uma politica pesqueira efetiva e competitiva é muito mais do que um dever, é a oportunidade de alavancar fortemente um setor que caminha por si, e que, com o mínimo de incentivo, pode se tornar uma alternativa bastante importante nas economias locais nesse momento’, avalia.