Documento acaba de ser publicado para garantir transparência às ações na área de ESG
Reciclagem de todo o resíduo gerado nas unidades do grupo, investimentos em projetos sociais revertidos para as comunidades onde as lojas estão inseridas e treinamento constante da equipe. Estes são alguns dos resultados apresentados no relatório de sustentabilidade de 2022 do Grupo Koch, que acaba de ser publicado. A iniciativa ocorre desde 2019, com o objetivo de dar ainda mais transparência para as ações de ESG (Environmental, Social e Governance) do maior grupo supermercadista de Santa Catarina.
“Diante de tantas conquistas, aproveitamos para agradecer a todos os nossos parceiros, clientes, fornecedores e colaboradores. E reforçar nosso compromisso em continuar crescendo, de forma sustentável, como parte de um plano de expansão bem elaborado, com um planejamento estratégico bem estruturado e, com isso, gerar muito emprego, renda e desenvolvimento para as cidades onde estamos”, afirma o CEO do Grupo Koch, José Koch.
Na área ambiental, destaque para o fato de que todo o resíduo gerado nas unidades tem 100% de aproveitamento, por meio da reciclagem. Em 2022, foram quase 10 mil toneladas de plástico e papelão e 17,3 mil litros de óleo de cozinha reciclados. Os parceiros dessa ação possuem sedes nas cidades onde as filiais da rede estão inseridas, contribuindo para a economia local. O Grupo Koch também tem realizado a compra de equipamentos sustentáveis de refrigeração, sendo que as câmaras frias e os balcões das áreas de vendas fazem uso de gases ecologicamente corretos.
No aspecto social, ano a ano a empresa amplia as parcerias para fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Com incentivos da Lei Rouanet, Fundo Especial para a Infância e Adolescência (FIA) e demais projetos culturais, esportivos, voltados a idosos e oncologia, o Grupo Koch reverteu para a comunidade em 2022 o valor de R$ 2,2 milhões. Ainda na área social, em 2022, apenas com o Instituto Guga Kuerten (IGK), por exemplo, foram 8 toneladas em cestas básicas doadas. E, por meio da iniciativa Troco Solidário, foram quase R$ 500 mil de contribuição no ano passado. O grupo incentiva os clientes a juntos fazerem a diferença na vida da comunidade. O cliente realiza a doação do troco nas compras em dinheiro e a empresa acrescenta 5% ao valor arrecadado.
No que refere-se à governança, o grupo investiu no treinamento da equipe, um time que hoje soma mais de 8 mil colaboradores diretos, na formação de novos líderes e no cuidado com a qualidade de vida dos profissionais. “Para promover cada vez mais uma real inclusão social em nossas lojas, ampliamos as vagas de trabalho voltadas para pessoas com deficiência. E vamos fazer ainda mais nesse sentido”, acrescenta o CEO, José Koch. Ações que fazem do Grupo Koch um dos melhores lugares para se trabalhar, conforme certificação internacional da GPTW (Great Place to Work).
O relatório completo está disponível no site do Grupo Koch: https://www.superkoch.com.br/relatorio-de-sustentabilidade
Sobre o Grupo Koch
Maior rede supermercadista em Santa Catarina e a 13a do país, de acordo com o ranking 2023 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Grupo Koch está presente em 26 cidades do estado. São mais de 50 lojas no segmento alimentício, nos formatos varejo (com a bandeira SuperKoch) e atacarejo (com a bandeira Komprão Atacadista), além de vendas pelo e-commerce. O grupo conta também com um Centro de Distribuição e uma sede administrativa em Tijucas e um Centro Administrativo e Comercial em Itapema. Empresa familiar, foi fundada oficialmente em 1994, em Tijucas, e tem à frente como CEO, o empresário José Koch, um dos cinco irmãos que começaram a história da empresa nos anos 80 vendendo produtos hortifruti nas feiras da Grande Florianópolis.