--------- Notícias - Lateral

Em sessão plenária, Juarez Domingues Carneiro toma posse como presidente da Jucesc

Com passagem e experiência de 27 anos por vários órgãos de classe, o contador e, também, doutor nesta área, auditor, administrador e advogado Juarez Domingues Carneiro tomou posse como presidente da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), na manhã desta quinta-feira, 23, durante sessão plenária híbrida, perante o egrégio colégio de vogais da autarquia e, o representante do Governo, Marcello José Garcia Costa Filho.

Natural da capital catarinense, Florianópolis, Carneiro tem 63 anos. Presidiu os conselhos: Federal de Contabilidade (CFC) e Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC). Também foi presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e fez parte do Conselho Curador da mesma instituição. E ainda, ex-presidente do Grupo Latino-Americano de Emissores de Normas de Informação Financeira (GLENIF).

Com vasta experiência também na área privada, Juarez é sócio aposentado da KPMG Auditores e ex-sócio da Martinelli Auditores. Em órgãos públicos tem experiência como procurador, diretor e gerente. Quando se trata de academias, Carneiro é membro da Nacional de Economia (ANE); Catarinense de Ciências Contábeis (ACCC); Norte-Rio-Grandense de Contabilidade; Sergipana de Contabilidade; e membro Honorário da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis. Além disso, é professor universitário de diversas IES.

No discurso de posse, o novo presidente reforçou que continuará trabalhando para desburocratizar cada vez os processos de registro mercantil, com o objetivo de desenvolver ainda mais o ambiente de negócios catarinense.

 “O governador Carlos Moisés me confiou esta missão que muito me orgulha e hoje, oficialmente, abro as portas para este novo desafio. Quero aproveitar e agradecer todos os ex-presidentes que já passaram por esta autarquia, principalmente, a Renata Silva. Atualmente, a Jucesc não é apenas um órgão de registro, mas também atua como fomentadora do empreendedorismo. Um órgão ágil e moderno. Assim, vamos dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido. Sei que temos aqui excelentes servidores e um colégio de vogais que dignificam esta casa. Com a contribuição deles, meu intuito é atingir uma gestão de cada vez mais excelência, sempre com foco no cidadão”, explana Juarez.

Além de conduzir a sessão plenária juntamente com o secretário geral da junta comercial, Blasco Barcelos, até o momento da posse, a vice-presidente Renata Silva, também discursou e aproveitou para destacar os feitos da Jucesc durante sua gestão. “Uma junta cada vez mais eficiente e automática – é o que nós temos. Pelo relatório Mapa de Empresas do Governo Federal, em 2019, o usuário levava um tempo médio, entre viabilidade e registro, de 6 dias e 18 horas na abertura de novos negócios no Estado. Hoje, a média está em 2 dias e 2 horas”, disse.

Ao trazer as palavras do Governador Moisés, o consultor executivo da Casa Civil, Marcello Costa Filho, destacou que a Junta Comercial está no caminho certo, já que a diretriz desta gestão é a desburocratização. “Eu não tenho dúvidas de que a Jucesc é um dos órgãos que mais avançou quando o assunto é simplificação e está sendo modelo dentro e fora do Estado. Isto pode ser confirmado não só com os indicadores da autarquia, mas na vida de quem trabalha e utiliza os serviços no dia a dia. É o que dá movimento à economia e fortalece nossa Santa Catarina”, ressalta.

Logo após a posse, a palavra foi aberta e todos os vogais deram as boas-vindas ao novo presidente e agradeceram a vice-presidente Renata Silva, por tantos feitos em tão pouco tempo.

Posts relacionados

Ouvidora do MPSC toma posse na Diretoria do CNOMP

Redação

Marilisa e Adeliana ajustam conversa sobre Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres

Redação

Governador Jorginho Mello destaca parceria com municípios na posse da nova diretoria da FECAM

Redação
Sair da versão mobile