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EMBRATUR DEFENDE LIDERANÇA DO TURISMO EM AGENDA EMPRESARIAL E POLÍTICA PÓS RIO 2016

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), Vinicius Lummertz (foto), defendeu nesta terça feira (30), no Encontro do Setor de Feiras e Eventos Rio de Janeiro (ESFE-RJ), que o setor de turismo demonstre união e lidere uma forte agenda empresarial e política para aproveitar a visibilidade e sucesso após a Rio 2016. Por meio desta articulação e esforço, Lummertz acredita que será possível consolidar aumento no fluxo turístico internacional, não só para o Rio de Janeiro, mas para todo o Brasil.

“Precisamos fazer mais eventos como esse, mas também liderar outros grandes encontros, com cinco mil pessoas ou mais e que inclua todos os setores, como também o de trabalhadores, como garçons, motoristas, etc. É preciso envolver todos para apresentarmos soluções duradouras”, resumiu Lummertz, durante evento que reuniu mais de 100 líderes do segmento MICE e 450 empresários na capital fluminense.

Vinicius Lummertz abriu o painel MICE, que discutiu o futuro do Rio pós-olímpico, com propostas para dar sustentabilidade ao mercado, lembrando que o País passa por uma nova fase política, em que são necessárias estratégias e tecnologias adequadas para avançar no turismo. “Precisamos criar uma agenda empresarial para impulsionar o segmento MICE, fazendo ajustes para melhorar o ambiente de negócios e mantendo diálogo e expertise entre os destinos. Assim vamos realmente potencializar a visibilidade que ganhamos com o sucesso dos Jogos Olímpicos”.

O presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, reforçou a capacidade do Rio em receber volume maior de eventos: “O Rio tem infraestrutura com ótimos hotéis, mas precisamos colocar a cidade na prateleira de vendas do mercado doméstico e internacional”. O diretor da Rio Negócios, André Marini, destacou que a cidade vai fechar o ano com 49% de eventos a mais em comparação a 2015. “E se falarmos dos pequenos eventos são 3050, um crescimento de 160% em relação ao ano passado”, complementou.

Por sua vez, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, sugeriu que o governo adote a decisão de transformar a Embratur em uma agência, possibilitando a captação de mais recursos para o desenvolvimento do setor. “Precisamos transformar a Embratur numa Apex do Turismo”, sugeriu ele.

Compuseram ainda o painel Celio Ashcar Jr (AMPRO/AktuellMix), Celso Santi (Programasom), Kito Mansano (Rock Comunicação), Magda Nassar (Braztoa), Marco Ferraz (Clia-ABREMAR), Michael Nagy (Rio CVB), Toni Sando (UNEDESTINOS) e o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Felix.

Isenção de visto

A medida de isenção de visto para turistas estrangeiros, defendida pela Embratur, e o ótimo retorno da ação no período da Olimpíada foi destaque no ESFE-RJ. O Ministério do Turismo divulgou que Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá enviaram mais de 53 mil turistas ao Brasil no período da Olimpíada. Desse total, 75% se beneficiaram da isenção unilateral de visto para entrada no País e injetaram US$ 48,5 milhões na economia brasileira. Ainda segundo o estudo, 82,2% dos estrangeiros afirmaram que a dispensa do visto facilitaria o retorno ao País.

Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, os números comprovam que a estratégia foi acertada e que o setor será um dos principais legados do País. “O mundo se encantou com a hospitalidade do brasileiro e com as belezas dos nossos atrativos. Não por acaso os visitantes internacionais declararam ter intenção de voltar ao Brasil”, disse Alves. Cálculos do MTur mostram que, caso a isenção seja mantida de forma permanente, o impacto na economia nacional alcançará US$ 175,2 milhões ao ano graças ao aumento de 20% no fluxo de visitantes dos quatro países beneficiados.

Sobre o ESFE-RJ

Pela primeira vez, o Rio de Janeiro recebe a edição do Encontro, realizado há mais de uma década em São Paulo. Promovido pelo Grupo Radar de Comunicação, em parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau, o ESFE-RJ busca reativar a cidade carioca como destino para novos eventos, demonstrando a preparação para receber bem este perfil de público, cada vez mais exigente. O evento baseia-se em três importantes pilares: Relacionamento, Geração de Negócios e Conteúdo.

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