Seis novas máquinas de hemodiálise, adquiridas pela Fundação Pró-Rim de Joinville, irão atender 18 pacientes a mais por dia a partir de agosto. Os equipamentos foram comprados com a emenda de R$ 300 mil, destinada pelo deputado federal Hélio Costa. A previsão aponta o início da operação dos aparelhos dentro de 40 dias na unidade de Balneário Camboriú.
O deputado federal visitou nesta sexta-feira (02) a matriz da Fundação no Norte do Estado e em conversa com o presidente da instituição, o médico Marcos Vieira, o parlamentar prospectou novo apoio em forma de emenda para 2022.
“O trabalho da Fundação Pró-Rim é espetacular. São quase 4 décadas de serviços prestados com um único objetivo: salvar vidas. Sensível à causa, ajudei com um primeiro aporte e vamos continuar ajudando o povo que vem aqui, que é aquele que usa o SUS”, disse.
Com esses 6 aparelhos obtidos via recursos federais, a Fundação vai realizar 600 novos atendimentos por mês. A unidade já executou 700 transplantes de rim em moradores de Joinville e ao longo dos 35 anos de atividade cerca de 1.800 transplantes envolvendo o Brasil inteiro.
A Pró-Rim atende 2.000 pessoas mensais em exames de hemodiálise, pré-transplante, pós-transplante, exame ambulatorial e cirurgias de implante vascular, além do trabalho nas áreas de Nutrição, Psicologia e Assistência Social.
A Fundação Pró-Rim recebe cerca de 99% dos pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde, o SUS. Anualmente realiza mais de 100 mil sessões de hemodiálise.