Destaques

Encontro Catarinense de Hospitais é aberto em Florianópolis

Evento retorna ao modelo presencial depois de dois anos

Foi aberto nesta segunda-feira, 10 de outubro, na capital catarinense, o 42º Encontro Catarinense de Hospitais. O maior evento destinado ao setor no Sul do país retorna em 2022 ao formato presencial, impossibilitado de ocorrer nos últimos dois anos, por conta da pandemia da Covid-19. A edição 2021 do ECH foi realizada de forma virtual, sendo sucesso de público no YouTube do Instituto Santé. O evento é organizado pela Federação dos Hospitais de SC, em parceria com o Instituto Santé.

O diretor-executivo da FEHOESC, Braz Vieira, comandou a cerimônia oficial de abertura do Encontro, “após dois anos de hiato, provocado pelo coronavírus, voltamos a nos encontrar para discutir o setor Saúde em SC. É com muita alegria e emoção que a Federação promove a 42ª edição do ECH”.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento; o presidente da CNSaúde, Breno Monteiro; o secretário-adjunto da Saúde em SC, Alexandre Fagundes; o coordenador-geral de Certificação do DCEBAS-Ministério da Saúde, Sonires Barbosa; e o fundador da Unicred Florianópolis e consultor do Conselho de Administração da Unicred, Murillo Capella.

“Agradecemos a presença de todos, entendemos o esforço de cada participante em estar aqui, neste momento em que o setor ainda tem muitos desafios a serem vencidos, após lutar por mais de dois anos à frente de um inimigo que exigiu de todos nós, a necessidade de nos reinventarmos, numa das piores crises da história da Saúde mundial. E são estas lições e experiências, que serão compartilhadas nestes dois dias de evento aqui em Florianópolis”, destacou Giovani Nascimento em seu discurso de abertura.

O presidente da CNSaúde, em seu discurso, exaltou os desafios do setor para os próximos meses, “o piso da enfermagem tornou-se o grande desafio para a Saúde em 2022. Precisamos valorizar os profissionais da enfermagem e todos os profissionais do setor, mas garantindo fontes de custeio permanentes, abrangentes e suficientes”.

A deputada federal Carmen Zanotto também fez o uso da palavra no evento, “nossa missão em Brasília é encontrar alternativas para auxiliar as entidades de saúde. Um dos caminhos será a desoneração da folha de pagamento, entre outras iniciativas de incentivo e custeio”.

O secretário-adjunto da Saúde encerrou os discursos, valorizando a atuação da FEHOESC, em parceria com o Estado nos últimos anos, “a pandemia da Covid-19 exigiu de todos um grande esforço e dedicação. A FEHOESC foi uma das entidades protagonistas no COES, sendo fundamental para que Santa Catarina fosse o estado com os melhores índices no combate à pandemia”.

Programação

A primeira palestra do ECH 2022 foi ministrada pelo fundador da Unicred Florianópolis e consultor do Conselho de Administração da Unicred, Murillo Capella. A mediação ficou por conta do presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento.

Com o tema “Cooperativismo: colhendo benefícios da atuação integrada”. Capella abordou a atuação da Unicred em todo o país, tanto na área corporativa, como social. Entre os destaques, o palestrante apresentou estatísticas do cooperativismo de crédito no Brasil e no Mundo, que comprovam o crescimento do cooperativismo em todo o planeta.

A palestra que encerrou a primeira manhã de atividades foi comandada por Sonires Barbosa, coordenador-geral de Certificação do DCEBAS-Ministério da Saúde. Pedro Peliser, do departamento de filantropia da FEHOESC, foi o mediador.

“CEBAS – Como se preparar para as mudanças na Lei Complementar nº 187/2021” foi o assunto da explanação. Para ser enquadrada como filantrópica no Brasil, a instituição precisa estar em dia com uma série de documentos, entre eles o CEBAS, que é o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, concedido pelo governo federal.

Barbosa apresentou orientações detalhadas às entidades presentes sobre como obter o CEBAS sem maiores percalços. O coordenador apresentou as principais causas de indeferimento e os caminhos para ter sua solicitação aprovada.

Para auxiliar os hospitais filantrópicos presentes, a FEHOESC, em parceria com o Ministério da Saúde, disponibiliza durante todo o evento, uma sala especial para que as instituições tirem suas dúvidas e faça solicitações diretamente com o MS. O serviço é uma das grandes novidades do ECH 2022 e tem sido sucesso de agendamentos por parte do público-presente.

O evento seguirá na parte da tarde com palestras sobre “Excelência da Gestão” e “Assédio moral e sexual no ambiente de Trabalho”. Também ocorre no CentroSul a feira de produtos e serviços hospitalares, destaque na programação do evento.

Posts relacionados

Carlos Humberto (PL) homenageia padre de Camboriú

Redação

2º Encontro de Colaboradores dos Sindicatos Rurais reforça o compromisso com o setor produtivo

Redação

Entrevista coletiva abre o Alesc Itinerante em Lages

Redação
Sair da versão mobile