Eventos organizados pelo BRDE e a ACATE passaram por Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville e, por fim, Criciúma na última quarta-feira (9)
Os encontros regionais da etapa Growth do programa BRDE Labs SC chegaram ao fim em Criciúma, na última quarta-feira (9), no Centro de Inovação da cidade – o CRIO. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) também realizaram o evento em Lages, Chapecó, Blumenau e Joinville entre os meses de agosto e outubro.
Os encontros tiveram o propósito de estabelecer conexão e troca de experiências entre empreendedores de startups em cada uma das mesorregiões do interior do estado. Empresas em aceleração no BRDE Labs SC participaram dos eventos e se encaminham agora para as últimas fases desta etapa, em que as melhores avaliadas ao longo do programa se apresentarão a bancas regionais e concorrerão a premiações em dinheiro entre 10 e 30 mil reais.
No último evento, em Criciúma, teve palestra e mentoria coletiva ministradas por Ramon Maciel, fundador e CEO da empresa Simples Dental. O bate-papo do empreendedor com o público proporcionou o compartilhamento de aprendizados sobre desafios e estratégias para desenvolver a área de vendas de empresas de tecnologia.
Representando o BRDE no evento, Ricardo de Faria, gerente adjunto de Planejamento, destacou na apresentação informações sobre a atuação da instituição e detalhes sobre iniciativas de fomento por meio de linhas de crédito oferecidas aos negócios com condições diferenciadas.”O BRDE está comprometido em apoiar essa jornada, oferecendo não apenas linhas de crédito com condições diferenciadas, mas também uma rede de apoio que facilita o crescimento e a inovação. Nossa missão é fomentar o desenvolvimento de negócios que tragam soluções criativas e impactantes para o mercado”, ressalta Faria.
Os presidentes da ACATE, Diego Ramos, e o do Polo Regional da Associação – a Cetus -, Jhony Pereira, também participaram da abertura do evento, mostrando oportunidades para o desenvolvimento de empresas de tecnologia junto à entidade catarinense. Novidade na região Sul de SC, o Polo Cetus foi inaugurado na sequência do encontro regional do BRDE Labs SC em cerimônia no CRIO.
O programa BRDE Labs SC está com a etapa Growth em execução, na qual cerca de 100 startups catarinenses participam de workshops de formação empreendedora, mentorias, além de terem acesso a networking e benefícios. Neste ano, as aprovadas para a etapa de aceleração comercial também concorrem a premiação total de até R$ 360 mil, valor que será dividido entre as três vencedoras de cada uma das mesorregiões catarinenses.
Outra etapa do BRDE Labs SC é Venture, que teve sua primeira edição em 2024. 40 startups participaram das atividades de formação durante quatro meses e, ao final, tiveram a chance de se aproximar de investidores. Em diagnóstico final, a iniciativa obteve resultados positivos como o aumento em 31,5% no cálculo do valuation – indicador que baliza o valor dos investimentos. Além disso, 70% das empresas também avaliaram estar mais preparadas para conversar com investidores após a formação do BRDE Labs SC Venture. Para participar dessa etapa é necessário passar pela fase Growth.