Exame Nacional do Ensino Médio acontece nos dias 13 e 20 de novembro
O ENEM, principal porta de entrada dos brasileiros a universidades públicas e privadas, contará com mais de 3,3 milhões de candidatos em 2022. Com a proximidade do grande dia, muitos estudantes se perguntam a melhor forma de intensificar os estudos. Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera, Mariana Duarte Cardoso, resumos e recursos tecnológicos são os melhores aliados na reta final.
A docente compara a prova à uma disputa de atletismo: é preciso dosar os esforços para não queimar toda a energia antes da chegada, com foco e planejamento para alcançar bons resultados. Com pouco tempo até o grande dia, a recomendação é aproveitar os resumos nos estudos, sejam eles apostilas, mapa mentais on-line ou videoaulas curtas disponíveis na internet.
“O exame facilita a vida de muitos estudantes ao dar a oportunidade de ingresso no ensino superior, por isso, a exigência pelo conhecimento adquirido durante toda a vida escolar é grande. É preciso balançar a rotina de estudos para que o candidato não fique sobrecarregado e tenha prejuízo nos estudos. A minha dica é estudar o tema que o estudante tem menos afinidade, pois haverá mais tempo para se dedicar e esclarecer as dúvidas”, afirma.
A prova contará no primeiro dia com 40 questões de Língua Portuguesa, 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol), 45 questões de Ciências Humanas e redação; enquanto no segundo domingo serão 45 questões de Matemática e 45 perguntas de Ciências da Natureza.
A seguir, a professora universitária mostra algumas dicas cruciais para o candidato usar na reta final para o exame:
Não tente decorar ou recuperar o tempo perdido pouco antes da prova: na reta final, é importante manter a rotina dos estudos, usando todos os recursos possíveis e disponíveis. Lembre-se que o fôlego final é mais preciso que o da arrancada inicial.
Tire o máximo de simulados: aproveite ao máximo os simulados promovidos pela escola ou cursinho. Outra opção são as plataformas on-line que disponibilizam exames gratuitamente. Lembre-se de que um bom atleta precisa estar sempre treinando para o dia da competição.
Entenda o regulamento e o que a prova requer do candidato: o Enem é uma prova complexa e com configurações delimitadas. Saber sobre isso é vantajoso. Por isso, o aluno deve avaliar a prova e se atentar ao comando dado por cada questão. De acordo com a correção da TRI (Teoria de Resposta ao Item), falhas assim prejudica muito a nota final.
Foque os conteúdos mais difíceis: antes do dia da prova, é interessante focar nos conteúdos em que você tem maior dificuldade. O objetivo não é se desgastar, mas sim, criar estratégias para aumentar a segurança na hora que o assunto surgir no exame. Uma boa saída para quebrar às dúvidas é participar de grupos de estudo.
Resolva as questões mais difíceis primeiro: no dia da prova, ao ler as questões, resolva primeiro as que considera mais fáceis; sinalize as que, com um pouco mais de atenção, conseguirá resolver e as que não tem nenhuma ideia sobre a resposta, essas deverão ser as últimas a serem resolvidas. Com isso ganhará tempo e não correrá o risco de deixar de responder perguntas sobre as quais tem conhecimento.