A Associação de Oficiais Militares de Santa Catarina, ACORS, completa nesta segunda-feira, 9 de agosto, 22 anos de atuação. Fundada de forma corajosa, considerando as restrições inerentes à representatividade de militares, consolidou gradualmente seu papel: como porta-voz dos Oficiais Militares em Santa Catarina. No rastro de suas conquistas, vem inspirando a atuação de inúmeras entidades no país, em suas lutas pela valorização dos Policiais Militares e Bombeiros Militares ombreados na missão de salvar vidas, preservar a ordem e proteger o cidadão.
Como entidade fundadora e mantenedora da FENEME, a ACORS participou ativamente da construção do Sistema de Proteção Social dos Militares dos estados e do Distrito Federal, no Congresso Nacional. A publicação da Lei Federal 13.954, no dia 16 de dezembro de 2019, assegurou a retaguarda necessária para os Militares Estaduais terem seus direitos preservados na Reforma da Previdência em nível estadual, em tramitação na Assembleia Legislativa.
Como entidade mantenedora da ALMESC, a ACORS tomou a dianteira na criação da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal, a ALMEBRAS. De forma contínua, também fomenta a cultura disponibilizando recursos para a edição de dezenas de livros. Apenas em 2021 serão 10 obras lançadas com incentivo financeiro da ACORS.
Líder no processo de negociação salarial que culminou com o subsídio dos Militares Estaduais em 2013, a ACORS mais uma vez tomou a dianteira, mobilizando 16 entidades representativas da Segurança Pública, na negociação para a recomposição salarial em 2021.
Ao fomentar o aprendizado, a ACORS já ofereceu o curso de Relações Governamentais a mais de 150 Oficiais associados. Paralelamente, faz questão de incluir em suas formações Oficiais Militares de outros estados, disseminando os bastidores do processo legislativo e preparando mais Militares Estaduais para atuarem como agentes políticos.
Promovendo grandes eventos, com a presença de autoridades militares e civis, representando os poderes executivo, legislativo e judiciário, a ACORS também é propulsora na disseminação do Ciclo Completo de Polícia no Brasil. A lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrências por Policiais Militares, como ocorre na PMSC, quebrou paradigmas na investigação de crimes com menor potencial ofensivo.
Congregando quase a íntegra dos Oficiais Militares de Santa Catarina, ACORS é presidida pelo Cel Sérgio Luís Sell (foto). O presidente do Conselho Fiscal da ACORS, Cel Marlon Jorge Teza, está há 15 anos na presidência da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais.
Crédito: Divulgação