Durante a quarentena imposta pelo Decreto nº 515 do governo do Estado, a extensão rural da Epagri está atendendo de forma remota os agricultores, para evitar o deslocamento deste público até os escritórios municipais da Empresa.
Assim, ao encontrar um problema na lavoura ou na criação que necessite solução urgente, ou mesmo compartilhar algo de interesse, basta que o produtor rural tire uma foto com o celular e encaminhe uma mensagem ao técnico do escritório da Epagri mais próximo pelo sistema Minha Epagri (https://www.epagri.sc.gov.br/index.php/solucoes/minha-epagri/) , disponível gratuitamente no site da Empresa (https://www.epagri.sc.gov.br/) e no aplicativo Epagri Mob.( https://www.epagri.sc.gov.br/index.php/solucoes/epagri-mob/)
O Minha Epagri coloca o agricultor, pecuarista, pescador ou maricultor residente em Santa Catarina em contato direto com um técnico do escritório mais próximo. As equipes de extensão rural da Empresa respondem as mensagens via sistema, podendo indicar à distância possíveis diagnósticos e soluções para as diferentes situações vivenciadas, também é possível enviar documentos com informações que ajudem o agricultor ou agendar uma visita à propriedade para quando a quarentena acabar, por exemplo.
No Minha Epagri, o produtor também tem acesso ao seu prontuário junto à Epagri, ou seja, todo o histórico de seu relacionamento com a Empresa. O sistema reúne eventos dos quais o usuário participou, dias de campo, excursões, atendimentos que recebeu, visitas, entre outros dados. Nessa área é possível, ainda, baixar a segunda via de documentos como recomendação de insumos, laudo de prorrogação de dívidas, relatório de vistoria fitossanitário e fisiológico, proposta simplificada ao Pronaf Custeio, laudos Opinião de Valor, entre outros.
O serviço está disponível para produtores residentes em Santa Catarina que têm cadastro junto à Epagri. Nesse caso, basta entrar no site da Empresa ou no aplicativo Epagri Mob, clicar em Minha Epagri e digitar o CPF para receber uma senha de acesso por e-mail.
Se o cadastro não estiver atualizado, o sistema avisa e é preciso entrar em contato com a Epagri do município. Essa é a ação indicada também para quem não tem cadastro na Epagri. Como os escritórios estão fechados e os atendimentos presenciais estão impossibilitados, esse contato deve ser feito via e-mail. Para saber o e-mail do extensionista ou escritório de seu município acesse o lik https://www.epagri.sc.gov.br/index.php/a-epagri/unidades/escritorios-municipais/
“O importante nesse momento é que os agricultores permaneçam seguros em suas casas, juntos aos seus familiares. Por isso a Epagri está empenhada em manter o atendimento remoto, via Minha Epagri e e-mail, para tentar resolver as questões mais urgentes que afligem o produtor rural”, explica o Eng. Agr. Darlan Rodrigo Marchesi, gerente do Departamento Estadual de Extensão Rural da Epagri. Ele reforça também a importância de todos nós adotarmos os cuidados para evitar o contágio com o Coronavírus (COVID-19) e outras doenças, como o simples hábito de lavar com frequência as mãos com sabão.
Epagri Mob – Além do acesso ao Minha Epagri, o aplicativo da Empresa permite conferir a previsão do tempo, o calendário de eventos, serviços, tecnologias, publicações, localização das unidades da Epagri, programas de rádio e outros serviços.
Para saber mais sobre o Minha Epagri, assista o vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=0_b1kDxkHNA)