Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Equipe da Escola SESI em SC embarca para os Estados Unidos para mundial de robótica

Unimate, da Escola SESI de São José, representará o Brasil na competição, em Houston; embarque foi neste domingo no Aeroporto de Florianópolis

A equipe Unimate, da Escola SESI de São José, embarcou neste domingo (13) para Houston, nos Estados Unidos, onde representará o Brasil no mundial de robótica, até segunda (21).

Formado por cinco estudantes e um técnico, o grupo competirá na categoria FTC, na qual devem projetar, programar e montar robôs a partir de kits com peças de acrílico, MDF, metal e componentes em 3D.

A Unimate conquistou a vaga ao vencer a etapa nacional, realizada em março, em Brasília, onde também recebeu o primeiro lugar no Prêmio Controle, voltado à excelência de programação e desempenho do robô.

Imagem
c
Grupo conquistou vaga inédita ao vencer nacional da modalidade, em Brasília, em março

SINGAPURA

Outro representante brasileiro no mundial de robótica será a equipe Alpha, da Escola SESI de Criciúma, classificada na categoria Steam Racer, que será disputada em outubro, em Singapura, para coincidir com a corrida local de Fórmula 1.

O desafio principal desta categoria é desenvolver um carro de Fórmula 1 em miniatura para arrancadas em uma pista de corrida.

FORMAÇÃO

Nas Escolas SESI, o ensino de robótica busca estimular o interesse dos estudantes por ciência, gestão, engenharia, matemática e artes; também objetiva ajudar a desenvolver profissionais para um mercado de trabalho que, cada vez mais, exige automação, programação, resolução de problemas e trabalho em equipe.

O tema é trabalhado dentro da abordagem de ensino STEAM, que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, estimulando criatividade, pensamento crítico e aprendizado dinâmico.