O Espaço Municipalista, instalado pelo Sistema FECAM durante o Summit Cidades tem se mostrado um verdadeiro hub para o municipalismo catarinense. O evento, que encerra hoje, reuniu cerca de 5 mil pessoas no Centrosul, em Florianópolis.
O ex-ministro Braga Neto, o secretário de Estado da Administração, Moisés Diersmann, a representante do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos Priscila Cabral, e diversos prefeitos catarinenses estão entre as autoridades que já passaram pelo local. “Tem sido uma excelente oportunidade para mostrarmos a força da nossa entidade, estreitar laços e trocar experiências” ressalta a presidente da FECAM, Milena Lopes, prefeita de Vargem.
Com 100 metros quadrados de área, o Espaço conta com sala de palestras, área de convivência e um estúdio onde são gravadas entrevistas com autoridades convidadas, conduzidas pela jornalista Maria Helena e equipe de comunicacao da FECAM.
Em entrevista para os canais oficiais da FECAM, o ex-ministro Braga Neto, que hoje está à frente da articulação nacional do PL, conversou sobre a pauta municipalista em tramitação no congresso nacional, os projetos de interesse dos municípios, além dos desafios brasileiros em segurança pública.
Já o Secretário de Estado da Administração Moisés Diersmann, falou da reforma administrativa a custo zero, o que ela vai representar para a sociedade, e sobre nova lei de licitações que entra em vigor em breve.
A representante do ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos Priscila Cabral conversou com a jornalista Maria Helena sobre os projetos do Governo Federal para a transição rumo a um governo sem papel. Ao lado dela, o prefeito de São Martinho, Robson Jean Back, relatou a experiência do município, que após a perda de importantes documentos históricos migrou para soluções digitais de armazenamento de dados.
Na sala de palestras do Espaço Municipalista, sempre lotada, acontecem exposições de experiências dos municípios catarinenses. Os casos apresentados foram selecionados a partir do Banco de Boas Práticas fomentado pelo Sistema FECAM. Passaram por ali práticas como o Procon Digital, de Criciúma, os Espaços Makers na Educação de Caçador, o Programa Campos Novos Sustentável, entre outras. Foram ao todo 43 práticas selecionadas, distribuídas ao longo da programação do Summit Cidades.