Em um ranking inédito da revista Exame, BTG Pontual e PwC Brasil divulgado no início do mês de agosto, três empresas catarinenses figuraram entre as 205 em maior crescimento no Brasil levando em consideração as demonstrações contábeis (balanço patrimonial e demonstração de resultado do exercício (DRE)) referentes aos anos-base de 2020 e 2021, dados qualitativos para fins de classificação e mapeamento da conjuntura empresarial brasileira.
As empresas Codirect, na categoria R$ 2 a R$ 5 milhões de faturamento, a Checklist, categoria R$ 5 a R$ 30 milhões, e a Projuris, categoria R$ 30 a R$ 50 milhões estrearam no ranking com um ponto em comum: todas passaram pelo processo de posicionamento de mercado com o mesmo profissional catarinense, Iuri Forte, que há sete anos atua repensando a estratégia das instituições e seus modelos de negócios buscando expansão através do posicionamento de marca e Market fit. “Estas três empresas apresentarem Santa Catarina no importante ranking mostra o potencial de tecnologia e inovação do ecossistema catarinense, e com um trabalho estratégico bem elaborado é possível potencializar ainda mais as corporações que já estão tendo tração no mercado, e em alguns casos recalculando a rota para encontrar o melhor caminho de crescimento e expansão de cada uma.”, resume Iuri sobre o quão fundamental é pensar os negócios estrategicamente para consolidá-los.
A Codirect, empresa com sede em Florianópolis e que atua na área de capacitação para negócios locais, figurou na categoria de R$2 a R$5 milhões de faturamento, com crescimento entre 3% e 4% no período vigente para classificação. Neste caso, o posicionamento de mercado foi de 180º entre o que ofereciam e o que passaram a oferecer no novo momento de atuação que aconteceu a partir de 2020. “Tivemos muita dificuldade na transição de marca porque o serviço mudou muito junto, e a empresa sentiu demais essa mudança, mas a projeção é que entre 2021 e 2022 dobraremos de tamanho, e para isso o trabalho do Iuri foi fundamental”, diz Luiz Gustavo Schroeder Vieira Diretor de Operações da Codirect. Ainda segundo Luiz: “Sem esse trabalho não teríamos condições de estar onde estamos. Foi brutalmente estratégico e preciso. Nunca vi nada tão profundo e completo. Somos provavelmente a maior referência no que fazemos e esse posicionamento nos diferencia demais dos concorrentes”.
Já para Rafael Zambelli, CEO da Checklist, que figurou na lista na categoria R$5 a R$30 “As conversas com o Iuri foram muito bacanas e provocativas!”. A empresa que atua na área de gestão da eficiência operacional, teve a compra de 51% por 46 milhões anunciada pela Softplan em 2021. “Com a checklistfacil, com quem atuamos em 2019, batemos forte na tecla em serem a referência em eficiência operacional, podendo atender mais de um segmento com a mesma proposta”, lembra Iuri sobre detalhes do posicionamento da instituição.
A Projuris, que entrou no ranking na categoria de faturamento entre R$30 e R$50 milhões ano após registrar um crescimento de 45% entre 2002 e 2021, já era uma empresa sólida na área de tecnologia jurídica no mercado, mas tinha desafios para organizar suas ofertas. Após o processo de posicionamento foi além de um software jurídico transformando-se numa plataforma de inteligência legal, alinhando especialidade e abrangência. “Para nós, estar na lista da Exame foi muito importante porque é um reconhecimento do trabalho de muitos anos e dedicação”, resume Cristiano Luis da Silva, diretor de marketing da empresa, que completa, “O trabalho do Iuri, foi muito importante porque nos permitiu estender nossa oferta para outras demandas além da gestão de processos jurídicos e começamos atuar forte na gestão de contratos, atos societários, procurações, enfim, todas demandas com alguma característica legal judicial ou administrativa”. A Projuris teve sua compra anunciada pela Softplan em 2022.
Quem é Iuri Forte
Atualmente à frente da Dakeny, Iuri Forte é formado em administração e tem MBA em marketing. É especialista em posicionar, acelerar empresas e desenvolver estratégias de negócios que solucionem problemas pro mercado. “O desafio não é apenas pensar diferente, mas pensar de que forma o diferente pode ser funcional e respeitar a essência e valor de cada negócio” resume ele sobre sua linha de atuação. Teve o projeto desenvolvido para a ACATE premiado com Top de Marketing e Vendas da ADVB SC, trabalhou com empresas Endeavor, foi Head de Inovação do Sebrae Lab, Mentor no LinkLab e já contribuiu com instituições como Lincroos, Nexfar, Sicredi Pioneira, Senai SC e Grupo Nomura, além das classificadas no ranking da Exame.