Deltan Dallagnol, o ex-procurador da República que coordenou a força-tarefa da Operação Lava Jato, ajudando a desvendar o maior escândalo de corrupção do Brasil, fará uma palestra gratuita em Blumenau. O encontro será no dia 28 de maio (terça-feira), às 19h, no espaço de eventos do Restaurante Moinho do Vale.
As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo Sympla, pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/palestra-com-deltan-dallagnol/2478213. Dallagnol, que exerceu o cargo de deputado federal pelo Paraná entre fevereiro e junho de 2023, agora é filiado ao Partido NOVO.
Na palestra, vai trazer detalhes sobre sua trajetória como jurista; as investigações dos crimes de corrupção na Petrobras e outras estatais; e o que o levou para a política. O evento é uma promoção do diretório do Partido NOVO em Blumenau, que se consolida com um crescente número de filiados na cidade.
Carreira de sucesso
Dallagnol formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Direito pela Harvard Law School, nos Estados Unidos. Ingressou mediante concurso público no Ministério Público Federal como procurador da República em 2003, função que exerceu até 2021.
Especializou-se em crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro, com atuações em casos grandes como Banestado, além de coordenar a força-tarefa da Lava Jato. A operação quebrou todos os recordes de devolução de recursos para o país, recuperando mais de R$ 4 bilhões.
Seu trabalho à frente das investigações rendeu prêmios nacionais e internacionais. “Não só o maior caso de corrupção internacional no mundo foi descoberto pelas autoridades brasileiras, mas também foi alcançado o maior ressarcimento na história mundial em acordos dessa espécie”, segundo ele.
De acordo com o ex-procurador, a Operação Lava Jato trouxe esperança na luta contra a corrupção.