O deputado estadual Fabiano da Luz, líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa (Alesc), criticou o governador Jorginho Mello por mais uma vez se esquivar de encontro com o presidente Lula. O presidente se encontra hoje (31), em Brasília, com os governadores para debater a atuação integrada das polícias para o combate ao crime organizado.
A reunião é fruto de um pedido do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), para que se crie uma comissão, ou comitê de segurança nacional que integre todas as forças de segurança.
Fabiano disse que a chamada PEC da segurança pública começou a ser discutida no governo do ex-presidente Michel Temer, e que agora voltou à tona atendendo pedido de alguns governadores.
Segundo ele, o presidente Lula aceitou retomar o debate ouvindo primeiro os chefes de estado, analisando a possibilidade real entre todas as forças de segurança de todos os estados para então criar um sistema inteligente de integração conjunta.
“E qual a informação que se tem que não é novidade, mas é um fato? Que o governador de Santa Catarina não vai participar da reunião. SC que na semana passada viveu em Florianópolis, uma disputa entre facções. O tema é delicado e precisa ser debatido para uma tomada de atitude.”
Confirmados
O deputado Fabiano ressaltou que inclusive o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e de Goiás, Ronaldo Caiado (União), de direita e extrema direita, confirmaram presença no encontro porque querem debater a situação da Segurança Nacional.
“A pergunta é: por que mais uma vez SC foge do seu verdadeiro compromisso que é discutir os problemas do estado e do país, apenas porque está mais preocupado com a pré-eleição de 2026 e não se reúne com o governo federal para debater a situação da segurança, que ficou evidente que precisa de uma atenção, de mais inteligência e de força conjunta para combater o crime organizado?”
Fabiano lamentou que “infelizmente mais uma vez SC está atrás do debate nacional, parada no tempo, fugindo da responsabilidade e não indo debater aquilo que precisa.”
Foto: Rodolfo Espínola/Agência AL