Destaques

Faesc participa da abertura da colheita do arroz em Santa Catarina

Tubarão realiza os maiores eventos da cadeia produtiva

A safra brasileira 2022/2023 de arroz tem uma produção estimada de 10,3 milhões de toneladas, conforme projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Outro indicador favorável do setor é de que a produtividade das lavouras foi avaliada em 7 toneladas por hectare, o que representa 5,8% superior ao comparativo com a temporada passada.  Pela importância dessa cadeia produtiva a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) apoiou a realização da 5ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz no estado e do 3ª Dia de Campo da Copagro, que aconteceram na última quinta-feira (9), no Campo Demonstrativo da cooperativa agropecuária, em Tubarão.

Participaram dos eventos mais de 500 produtores de arroz e lideranças ligadas ao agronegócio, que acompanharam uma série de vitrines demonstrativas das culturas de arroz, milho, soja e forragens. A programação contemplou visitas técnicas, palestras, consultoria técnica de especialistas e lançamento da Epagri do novo Boletim Técnico da cultura do arroz irrigado de Santa Catarina, com os resultados das mais avançadas pesquisas do setor.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, destacou que Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do país e tem a maior média de produtividade do Brasil. “Esses eventos realizados em Tubarão proporcionaram troca de experiências, aprendizado e discussões sobre a cadeia produtiva do grão. Além do fortalecimento dessa importante atividade econômica”, analisou. A estimativa para a safra atual no território catarinense é de 1,2 milhão de toneladas do cereal, produzidas em 147 mil hectares.

Representaram a Faesc o presidente do Sindicato Rural de Tubarão, Maicon dos Reis Soares, que também integrou a comissão organizadora dos eventos, e o presidente do Sindicato Rural de Araranguá, Rogerio Pessi.

O evento foi uma promoção da Cooperativa Agropecuária de Tubarão (COPAGRO), Epagri e Farmer Up Consultoria, com apoio de diversas entidades.

DADOS ECONÔMICOS

Em 2022, Santa Catarina exportou US$ 4,08 milhões em arroz, o que representa 8,6 mil toneladas.

foto>divulgação

Posts relacionados

Heloísa Cabral será a secretária de Assistência Social, Mulher e Família

Redação

Luciano Valério será o Controlador-geral da Prefeitura de Tubarão

Redação

FAESC presente em ato do Governo de SC que concede incentivos para a geração de 26 mil empregos no Estado

Redação
Sair da versão mobile