Federação catarinense foi credenciada como Autoridade Certificadora
A segurança e a agilidade das emissões na certificação digital pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) ganhou mais um importante passo. Neste mês de maio, foi expedido o despacho no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), com o deferimento do processo de credenciamento da Federação como Autoridade Certificadora (AC). A partir de agora, a FCDL/SC passa a figurar definitivamente no cenário nacional das indústrias da Certificação Digital.
O certificado digital de pessoa física ou jurídica é um documento eletrônico com a prerrogativa de uma identidade digital e que representa o titular em atos oficiais praticados em meio eletrônico. Com a certificação digital é garantida a autenticidade de acesso do CPF ou CNPJ, assegurando as transações on-line e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados com validade jurídica.
“A ferramenta auxilia em diversos procedimentos, como na emissão de nota fiscal eletrônica e envio de dados para Receita Federal e INSS. A Federação possibilita a emissão digital por intermédio das CDLs autorizadas para este fim e também por outras plataformas, incluindo o Bird ID, serviço de certificação digital em nuvem, além da emissão on-line e por videoconferência”, explica Ivan Roberto Tauffer, presidente da FCDL/SC.
Para emitir a identidade digital, o empresário deve entrar em contato com uma CDL participante ou pelo site certificadodigitalfcdl.com.br. “O credenciamento da FCDL/SC como Autoridade Certificadora é um grande passo para o movimento lojista catarinense e para as CDLs parceiras, que desse modo contarão com condições exclusivas e maior vantagem competitiva”, acrescenta Tauffer.