Blog do Prisco
Destaques Notícias - Lateral

Fecam: cada ente federado precisa fazer sua parte

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) está acompanhando cada passo da movimentação acerca do projeto que, na prática, renegocia as dívidas de estados e municípios com a União. Celso Vedana, diretor de Articulação Institucional, disse ao blog que a entidade vê com apreensão o adiamento da nova legislação, que precisa ser aprovada no Senado.
Joaquim Levy, o diligente ministro da Fazenda, foi ao Congresso antes da Páscoa e conseguiu colocar a matéria no estaleiro. O governo quer adiar sua entrada em vigor para 2016.

VEDANA RENEGOCIAÇÃOOs Estados e municípios lamentam. Em Santa Catarina, há 20 municípios que seriam beneficiados. Eles devem cerca de R$ 100 milhões ao governo central.
Sem contar o Estado, que tem uma conta estimada em R$ 2,5 bilhões. Estes valores nunca diminuem, seguem a lógica perversa do juro sobre juro. Quanto mais se paga, mais se deve.
Por isso, Vedana crava: “Em 2014, apenas 11 municípios (dos 295 em Santa Catarina) tiveram suas contas rejeitadas. Ou seja, a Lei de Responsabilidade Fiscal está sendo cumprida. Os municípios estão fazendo sua parte. Seria importante que cada ente federativo fizesse sua parte, reduzindo despesas e fazendo ajustes.” Dispensa tradução. O governo federal segue com 39 ministérios, muitos sobrepostos, e gastando mal, como em obras superfaturadas.

Foto: Fecam, divulgação

Posts relacionados

Adriano Silva sinaliza para candidatura já em 2026

Redação

Governo de SC busca apoio em Brasília para que dinheiro investido em estradas federais seja descontado da dívida com a União

Redação

Carol De Toni fortalece alianças na Grande Florianópolis e recebe apoio para o Senado

Redação