Blog do Prisco
Notícias

Fecomércio SC apresenta indicadores do mercado imobiliário nesta segunda-feira (12)

Indicadores macro do setor, variação das ofertas e preço médio de m² em Santa Catarina- dados estratégicos para os empresários na tomada de decisões, análise do mercado e negociações- serão apresentados pela Fecomércio SC nesta segunda-feira (12) a partir das 18h30min, em Florianópolis, durante a reunião da Câmara Empresarial do Mercado Imobiliário da entidade.

O lançamento da Pesquisa do Mercado Imobiliário (PMI), que aponta o comportamento de mercado de novembro de 2015 a agosto de 2016, contará também com o painel ‘As mudanças na política comercial dos portais de imóveis e riscos imobiliários’, com a presença de representantes dos Sindicatos da Habitação de Santa Catarina, parceiros da pesquisa.

A PMI é uma ferramenta para gestores e investidores visualizarem tendências e as movimentações do mercado para elaboração de estratégias de negócio. “Com dados consolidados é possível antecipar desafios e identificar oportunidades. Os operadores do mercado também podem ter acesso a dados mais profundos por meio dos Secovis. Outro diferencial é a capilaridade da pesquisa: saímos da Capital e Litoral, chegando a importantes mercados como Joinville, Blumenau, Chapecó e Criciúma. Estamos prevendo o lançamento do Panorama do Mercado Imobiliário, com uma análise estruturada de 2016, no primeiro trimestre de 2017″, conforme aponta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt (foto).

Por meio de um sistema de inteligência competitiva, a PMI cruza dados do mercado de imóveis usados, disponíveis nos portais imobiliários, para gerar informações que permitam uma análise da evolução da oferta de venda e locação para uso residencial e comercial. A amostragem média é de cerca de 117 mil imóveis por mês.

Os dados estaduais estão alinhados ao Indicador Nacional do Mercado Imobiliário e seguem a metodologia do Secovis do Brasil, com a empresa Plugar como Technology Partner. O índice amplo- composto por volume de ofertas, evolução do preço médio, preço médio do m² e do imóvel – será apurado mensalmente de forma sistemática e divulgado pela Federação a cada três meses a partir de 2017. Já os dados locais de Balneário Camboriú, Florianópolis, Blumenau e Criciúma – que mostram a evolução das ofertas e valorização dos bairros- serão detalhados pelo Secovis.