Representantes da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina, marcaram presença nesta terça-feira, 27 de junho na ALESC, no evento de reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Catarinense. A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, também esteve presente juntamente com parlamentares, autoridades e convidados do setor Saúde de SC.
As entidades hospitalares de SC, tiveram um papel relevante em sua criação, no ano de 2012. O deputado estadual José Milton Scheffer, que coordena os trabalhos ao longo de todos esses anos, destacou os avanços a partir da atuação em conjunto: “A Frente Parlamentar foi uma das propulsoras para a implantação da Política Hospitalar Catarinense, bem como a aprovação do Fundo de Apoio aos Hospitais Filantrópicos, e a isenção do ICMS na conta de energia elétrica”.
O presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento em seu discurso, reafirmou a importância deste momento: “Através de fóruns qualificados como a Frente, onde reafirmamos parcerias estabelecidas para o bem comum, é que poderemos garantir a qualidade dos serviços e a cobertura integral da saúde à população.
Giovani Nascimento também demonstrou a importância da representatividade da federação em números: são mais de 180 hospitais privados e filantrópicos e mais de 3 mil estabelecimentos de serviços de Saúde associados à FEHOESC. A rede é responsável por mais de 70% dos atendimentos pelo SUS. “Contamos com o imprescindível apoio dos entes públicos e do parlamento, para podermos superar as adversidades do dia a dia, encontrando saídas viáveis através do diálogo e união de esforços”. O presidente da FEHOESC, relatou que entre as principais dificuldades para os hospitais está o subfinanciamento da saúde suplementar, o que traz um cenário de incertezas e apreensão para o setor.
“Estamos sempre abertos ao diálogo, somos suprapartidários. É uma honra para a FEHOESC, trabalhar com parlamentares sensíveis aos desafios impostos”, finalizou Giovani Nascimento.