Caso realmente avance e seja aprovado como está, o projeto que reestabelece a cláusula de barreira no Brasil, permitiria a sobrevivência de 12 legendas. Em vez das 35 hoje existentes.
Nunca antes na história se teve notícia de tamanha farra partidária. A maioria das siglas existe apenas como um balcão de negociatas. Tudo na base do toma-lá-dá-cá. A assepsia da cláusula de barreira, que estabeleceria que, para existir, um partido precisará de pelo menos 2% dos votos válidos no Brasil, conquistados em pelo menos 14 estados. A cláusula prevê atualização, a partir de 2022, elevando o mínimo de votos válidos exigido dos partidos para 3%, em ao menos 14 estados.
PSDB, PMDB e PT sobreviveriam tranquilamente neste contexto. Os outros nove seriam PP, PR, PSD, PTB, PDT, DEM, SD, PSB e PRB. Mas a tendência óbvia seria pela fusão de legendas, visando a garantir a sobrevivência. Ao fim e ao cabo, restariam uma meia dúzia de siglas partidárias. O eleitor agradeceria!
Tesourada
A turma de Henrique Meirelles, com aval de Michel Temer, prepara um novo corte no orçamento da União. Fala-se em até R$ 20 bilhões. Seguimos pagando a conta da farra na era PT, que sempre foi apoiada pelo PMDB.
Apoio garantido
O DEM anunciou apoio à candidatura de Napoleão Bernardes, que vai disputar novo mandato em Blumenau. É o primeiro partido a oficializar o compromisso de apoiar o tucano na jornada reeleitoral. A decisão foi anunciada pelo presidente estadual do DEM, ex-deputado federal Paulo Gouvêa da Costa. Os dois vereadores do DEM de Blumenau, Marcos da Rosa e Oldemar Becker, acompanharam o anúncio.
PP e PSD
Com a proximidade das eleições e o fim da pré-campanha, o PP e o PSD de Sombrio apresentaram, neste fim de semana, os seus pré-candidatos a majoritária Gilberto Oliveira e Ademir Cardoso, em mais um encontro “Conversando com Sombrio”.
Os 300
O encontro foi realizado no distrito de Boa Esperança, onde o pré-candidato reuniu cerca de 300 pessoas para mais uma rodada de debates para ouvir a comunidade. Outro ponto foi a presença dos deputados estaduais Zé Milton (PP), Zé Nei Ascari e Ricardo Guidi (PSD), e o deputado federal Jorge Boeira, que fortaleceram ainda mais a pré-candidatura de Gilberto Oliveira a prefeito.
Prole
Interessante como se proliferam as notícias sobre os sinais de riqueza emitidos pelos filhos de Lula da Silva e de Dilma Rouseff. Deve estar no DNA.
Terceira via?
Se for confirmada a nova candidatura da suplente de deputada federal, Angela Albino (PCdoB), pode se configurar na terceira via em Florianópolis. Mas só se ela conquistar o apoio do professor Elson Pereira (PSOL).
Menos prazo
Rodrigo Maia (DEM) revogou ato do antecessor, Waldir Maranhão, e fulminou o prazo de mais 60 dias para a CPI do Carf finalizar seus trabalhos. Com isso, a turma tem mais 25 dias para apresentar mais esta pizza ao distinto público.