Blog do Prisco
Destaques

Florianópolis é no líder no Ranking de Competitividade dos Municípios pela segunda vez

De acordo com levantamento do CLP, capital manteve a liderança ao se destacar em inovação, dinamismo, inserção econômica, segurança e qualidade da educação

Pela segunda vez consecutiva, Florianópolis (SC) é a cidade mais competitiva do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios, que é elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) em parceria com a Gove e a Seal. A capital se destacou nos pilares inovação e dinamismo, inserção econômica, segurança e qualidade da educação. Todos os resultados do levantamento serão apresentados no evento de lançamento do ranking, no dia 21 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Das 50 cidades mais competitivas da região Sul, oito ficam no Paraná. Com um dos melhores resultados do estado, Curitiba (PR) ficou na sétima posição, no ranking nacional, e é a segunda cidade mais bem avaliada da região. A capital se destacou por seu desempenho nos pilares capital humano, inovação e dinamismo econômico e funcionamento da máquina pública. Ainda no estado, também tiveram resultados relevantes Maringá (PR), que está no nono lugar; e Pato Branco (PR), que subiu 34 posições em relação ao ano passado, o que rendeu o 34º lugar.

Porto Alegre (RS) é um dos grandes destaques da Região Sul porque está, pela segunda vez seguida, em quatro lugar no ranking nacional e aparece em segundo quando se considera apenas a região. Lajeado (RS), que está em 34º na lista nacional e em segundo no ranking regional, subiu nove posições.

Já em Santa Catarina, além da capital em primeiro lugar, há outros municípios que figuram em boas colocações no ranking nacional, como Jaguará do Sul (SC), que subiu cinco posições e está no 12º lugar; e Balneário Camboriú (SC), que está em 14º lugar, caindo apenas uma posição, na comparação com 2023.
O Sul teve 32 cidades entre as 100 de melhor desempenho. Avaliando todos os pilares do ranking, a região se destaca em qualidade da saúde, acesso à saúde, saneamento, capital humano, funcionamento da máquina pública e inovação e dinamismo econômico. Passo Fundo (RS) foi a cidade do Sul que mais avançou entre as do top 100: subiu 57 posições e agora está em 93ª lugar. Do total dos municípios avaliados, 67 são da região, ou seja, 16,5% da amostra.
No ranking nacional, São Paulo (SP) está em segundo lugar e Vitória (ES) está na teceria posição.

Resultados ESG e ODS – Sul

Também parte dos dados que serão apresentados pelo CLP em Brasília, os dois rankings de sustentabilidade – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) – são independentes entre si. Cada um deles traz uma abordagem e, por consequência, uma contribuição diferente para os governos e organizações. Confira todos os resultados dos Rankings ESG e ODS.
O município da região sul de maior destaque no Ranking ESG foi Balneário Camboriú, que ficou na terceira colocação geral. Na sequência, aparecem Maringá (6ª), Jaraguá do Sul (8ª), Pato Branco (13ª), Florianópolis (14ª) e Curitiba (17ª). Já no Ranking ODS, Florianópolis é a quinta colocada do levantamento, seguida por Jaraguá do Sul (7ª), Balneário Camboriú (8ª), Maringá (14ª) e Porto Alegre (15ª).

Para conferir todas as informações sobre a região Sul no Ranking de Competitividade dos Municípios, acesse: www.rankingdecompetitividade.org.br

Sobre o Ranking de Competitividade dos Municípios

O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pela quinta vez pelo CLP (Centro de Liderança Pública). O levantamento apresenta os resultados detalhados dos 404 municípios do país com mais de 80 mil habitantes. O ranking se baseia em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Sobre o CLP

O CLP é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 16 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.

Foto: Leonardo Sousa, divulgação, PMF

Posts relacionados

FIESC leva indústrias catarinenses ao Chile para incentivar exportações

Redação

Prefeitura de Jaraguá do Sul é Nível Ouro em transparência ativa

Redação

Décio Lima é o maior cara-de-pau de SC

Redação